fev 19

Você sabe o que é Freecycling?

Flickr.com / Liti Haramaty O Freecycling tem como objetivo repassar a outras pessoas produtos que seriam descartados.

Nos dias de hoje o ato de consumir está onipresente em nossa realidade, tanto que vivemos a era da “sociedade de consumo”, onde, por meio da publicidade e do estímulo de governantes, da economia e da nossa própria sociedade, consumir desenfreadamente está associado à:

• Satisfação;
• Aceitação;
• Sucesso;
• Ansiedade;
• Depressão;
• Pertencimento ou não à determinados grupos sociais.

Todavia, fica claro que muito do que compramos e consumimos é, ao mesmo tempo, inútil, sendo o ato da compra nada mais que um impulso que muitos de nós não conseguem bloquear.

Como consequência desse consumo desenfreado temos o aumento considerável da geração de resíduos em todo planeta.

Resíduos esses que, em locais onde não há políticas públicas eficientes voltadas para a coleta e a reciclagem, tal como o Brasil, acabam por poluir e muito tanto as cidades como o meio ambiente, acumulando-se em lixões e aterros sanitários.

Sendo assim, é sempre importante salientar e fomentar as alternativas criativas que almejam dar sequência aos produtos que consumimos por impulso e que não necessariamente tem utilização em nosso dia a dia.

Esse é o caso específico do Freecycling, um projeto desenvolvido na internet, que tem como objetivo que pessoas doem para outras alguns dos produtos que elas não mais utilizam e que seriam descartados.

O objetivo do Freecycling, de acordo com seus desenvolvedores, é o fomento a uma rede e de uma economia em escala global de doações. Abaixo, os três pilares do Freecycle Network:

–  Estabelecer uma economia mundial de doações;

–  Promover a conexão de pessoas por meio da doação;

–  Abaixar os níveis de consumismo exacerbado em nosso planeta.

Portanto, se você tem algum produto que não utiliza mais e quer fazer parte desse projeto, conheça mais sobre o Freecycling, cadastre-se e faça parte dessa revolução sustentável. Mais informações em: http://www.freecycle.org

Veja também