nov 29

Material orgânico e reciclável é utilizado na fabricação de carros “verdes”

A sustentabilidade é um tema que está em alta atualmente. Cada vez mais empresas e pessoas modificam antigas atitudes que geravam um grande dano ao meio ambiente, através de uma busca por alternativas verdes que não afetem a natureza, como a reutilização de materiais recicláveis na fabricação de novos produtos, destinação correta de resíduos sólidos para a reciclagem, utilização de biomassa (matéria orgânica) como combustível, entre outras, e estes são apenas alguns exemplos.

Desenvolvimento Sustentável sobre quatro rodas

flickr.com / bibendum84 Novos automóveis utilizam materiais orgânicos como o arroz, cana-de-açúcar e coco em sua fabricação.

O conceito de desenvolvimento sustentável também chegou às indústrias automobilísticas, que estão cada vez mais preocupadas em agregar conforto, qualidade e preocupação com o meio ambiente em seus carros.  Automóveis movidos à energia elétrica já fazem parte da nossa realidade, sem contar com o Etanol que substitui combustíveis fabricados a partir de matérias-primas fósseis, como o carvão e o petróleo, que possuem mais agentes poluidores. Mas se você pensa que as inovações param por ai você vai se surpreender!

Algumas montadoras de automóveis lançaram carros no Salão de Automóvel de Paris 2012 que utilizam materiais orgânicos como o arroz, cana-de-açúcar e coco, além dos resíduos recicláveis, como o cobre, papel e garrafas PET na fabricação de algumas partes dos carros, como bancos, forros, para-choques, revestimento, entre outros.

E os fabricantes brasileiros não ficaram de fora, aproveitando esta fartura de materiais orgânicos que temos em nossa terra fértil para produzir carros mais “verdes”, alguns deles já possuem para-choques feitos com bagaço de cana-de-açúcar, revestimento de portas de arroz e encosto de cabeça do banco de coco verde. Além de materiais recicláveis, como a fibra de garrafa PET que substitui a fibra de nylon.

Conheça alguns modelos de carros que já utilizam desta tecnologia sustentável:

Veja também