maio 16

Empreendedorismo social: uma gestão sustentável

Se tem algo que pode ser considerado como uma marca de nossa civilização nas últimas décadas é o desenvolvimento da consciência de que precisamos agir conjuntamente, de forma global, para que tanto o meio ambiente quanto as inúmeras classes sociais não sejam prejudicadas em decorrência do avanço tecnológico, do progresso e do desenvolvimento econômico. Dessa forma surgiu o conceito de Empreendedorismo Social.

Conceito de Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social é o nome atribuído ao conjunto de ações de caráter empreendedor, que podem gerar ter até mesmo lucros financeiros, todavia o objetivo final é sempre a melhoria de nossa sociedade como um todo através do retorno social.

© Depositphotos.com / yuliang11 O empreendedorismo social tem como objetivo desenvolver novas ideias em que as questões ambientais e sociais sejam priorizadas.

O empreendedor social diferencia-se do empreendedor tradicional ao passo em que o segundo estabelece estratégias, metas e medidas cujo objetivo final é sempre o lucro financeiro positivo.

Já o empreendedor social trabalha para alcançar metas e resultados positivos dentro de uma sociedade, tendo como objetivo de suas ações e estratégias um retorno ambiental e social positivo.

Na prática um empreendedor social busca implementar dentro de comunidades, diversas medidas e ações sustentáveis, com o intuito de conciliar tanto avanços tecnológicos como demais ações de desenvolvimento econômico juntamente com a preservação do meio ambiente e a oferta de boas condições de vida para a população.

Atualmente o empreendedorismo social está em grande expansão em todo o mundo, sendo, até mesmo o Brasil, um dos locais onde essa prática tem conquistados novos adeptos, principalmente por meio de entidades sem fins lucrativos.

Desenvolver novas ideias e novos modelos de negócio em que as questões ambientais e sociais sejam priorizadas; privilegiar as classes sociais menos favorecidas; promover a igualdade social e a correta distribuição de renda; promover negócios sociais; envolver comunidades em prol de causas sociais e ambientais, entre outros, são atribuições do empreendedorismo social.

Veja também