nov 13

Ecodesign: Um conceito inovador de criação verde

Cada vez mais as pessoas, governos e empresas do mundo inteiro começam a se preocupar com os impactos negativos que as suas atitudes podem gerar para meio ambiente. Pensando nisso, algumas companhias aderiram ao conceito do Ecodesign, investindo em desenvolvimento sustentável.

Mas o que é Ecodesign?

© Depositphotos.com / yupiramos O conceito de ecodesign visa criar produtos que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente.

É um conceito que visa criar produtos, embalagens, serviços e processos ecológicos eficientes, com o objetivo de

agredir menos o meio ambiente, sem descuidar de termos como segurança e saúde, ou seja, não adianta criar um produto sustentável que faça mal ao ser humano, ou que não ofereça a segurança necessária para o consumidor.

Mas para criar estes produtos, não basta apenas utilizar materiais recicláveis e se preocupar com o resultado final, outros pontos precisam da atenção do designer. É necessário um estudo detalhado sobre o “ciclo de vida” do produto, pois um dia ele será descartado no meio ambiente, podendo prejudicar a natureza da mesma forma. Por isso é de extrema importância escolher bem a matéria prima e os materiais utilizados na fabricação.

Exemplos inovadores…

Alguns exemplos simples da aplicação do conceito de Ecodesign são os refis que algumas empresas colocam à disposição do consumidor e garrafas retornáveis, muito utilizadas por marcas de refrigerantes e cerveja.

Mas existem também outras ideias inovadoras, que preservam o meio ambiente e ajudam o ser humano com tarefas básicas do dia a dia, confira:

Que tal andar de bicicleta sem se preocupar com os carros, caminhões e ônibus? Arquitetos britânicos pensaram na ciclovia aérea que resolveria este problema.

flickr.com / marktowning Uma das ideiais de design ecológico é a ciclovia aérea.

A bateria do celular acabou? Carregue o seu telefone móvel no poste que utiliza energia solar.

flickr.com / Johan Larsson As baterias solares também são invenções ecológicas.

Você já deve ter lido a nossa matéria sobre móveis de papelão. Mas este Israelense foi além e criou uma bicicleta do material que suporta até 140 quilos.

flickr.com / johnthescone Essa é um dos tipos de bicicleta de papelão.

Giradora é o nome desta máquina de lavar que vai ajudar muitas comunidades pobres que não têm acesso à energia. Ela funciona através de pedaladas e economiza mais água do que os aparelhos convencionais.

Veja também