jan 23

Descarte de equipamentos de informática: conheça o descarte correto!

flickr.com / lojapapasiri Os aparelhos eletrônicos podem ser doados ou encaminhados para centros de coleta especializados.

Hoje é muito comum observarmos que a tecnologia que tanto nos beneficia em termos de praticidade, simultaneidade e interatividade, também nos faz reconsiderar alguns aspectos no que diz respeito à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente. Isso porque todos os equipamentos eletrônicos ou de informática que temos em casa são sempre aprimorados pelas empresas a cada ano.

Esse “upgrade” tecnológico faz com que sempre troquemos nossos produtos eletrônicos e equipamentos de informática por outros mais novos e modernos, de acordo com a realidade do mercado.

Esse processo de adaptação tecnológica em larga escala faz com que uma espécie de lixo seja cada vez mais frequentemente em nossa casa e nos escritórios: o e-lixo.

Você sabe o que fazer com o seu e-lixo?

Equipamentos de informática obsoletos não podem ser descartados como lixo comum. Isso porque esses produtos além de conterem partes recicláveis em sua composição, ainda contêm substâncias extremamente tóxicas tanto ao meio ambiente quanto para os seres humanos.

Hoje, grandes empresas fabricantes de produtos de informática, como por exemplo, Dell, Epson, dentre outras, já possuem sistemas de coleta de e-lixo residencial.

Por meio desses programas as empresas recolhem no domicílio dos clientes os produtos de informática e tecnologia que precisam ser descartados e os dedicam à reciclagem. Esse método, muito comum em países desenvolvidos, está se tornando muito frequente por todo o Brasil.

Outra forma de descartar corretamente seu e-lixo é por meio de doação para inúmeros projetos de inclusão social ou de destinação correta de resíduos, como por exemplo:

Outras formas de dar uma destinação correta ao seu e-lixo é por meio de projetos como o Museu do computador que também recebe doações, assim como o a ONG de reciclagem Oxigênio.

Veja também