jan 18

Descarte de entulho: o que fazer?

flickr.com / Blog do Mílton Jung O descarte de entulhos em locais impróprios pode provocar enchentes e destruição

A proximidade do verão faz com que a estação de chuvas se instale e com ela são frequentes os temporais que assolam as cidades e provocam enchentes e, consequentemente, destruição.

Por isso é importante que todo cidadão se conscientize e não faça o descarte de lixo, restos de obras e entulhos nas vias públicas, pois o entulho, quando descartado em locais como este, ou seja, inapropriados, vai parar nos bueiros, causando entupimentos e contribuindo com as enchentes.

Por definição, entende-se como entulho todo o resíduo gerado através das atividades de construção civil ou reformas, sendo que também é possível que o entulho seja chamado de resíduo de construção civil.

Para fazer o descarte correto do entulho, saiba que até 50 kilos desse material podem ser alocados juntamente com o lixo domiciliar, preferencialmente em sacos de ráfia.

Acima desse montante, deve ser considerada a opção de descarte diretamente em um dos 34 Ecopontos existentes na cidade de São Paulo.

Os Ecopontos são postos criados pela Prefeitura para a recepção de entulho de forma totalmente gratuita. Cada cidadão pode fazer o descarte de até 1 metro cúbico de entulho por dia nesses locais, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. É importante salientar que nos Ecopontos também é possível descartar materiais como podas de árvores, madeiras, móveis velhos, entre outros, sempre com um peso máximo de 200 quilos.

Através de parcerias o entulho é retirado dos Ecopontos por meio da Limpurb e a drenagem de materiais recicláveis é feita por diversas cooperativas de coleta seletiva, fomentando assim o trabalho de diversas pessoas.

Outra boa opção para o descarte de entulhos é a locação de caçambas, porém, uma dica importante: todo cidadão pode ser responsabilizado pelo material descartado nas caçambas, incorrendo em crime, dependendo do caso.

Lembre-se também que caso haja um flagrante de descarte irregular de entulho ou lixo em via pública, há uma multa de R$ 500,00 a ser cobrada.

Veja também