fev 26

Medidas compensatórias de impactos ambientais

© Depositphotos.com / ridofranz As medidas compensatórias buscam compensar os impactos ambientais de um projeto.

As atividades humanas, via de regra, produzem sempre algum tipo de impacto ambiental na natureza, seja na realização das atividades mais simples e corriqueiras do dia a dia, ou, principalmente, no desenvolvimento e na execução de grandes construções.

Principalmente quando falamos em grandes construções ou desenvolvimento e execução de grandes projetos, de antemão já se sabe que alguns custos sociais são inevitáveis, bem como a utilização de alguns recursos ambientais considerados não renováveis.

Dessa forma, as medidas compensatórias podem ser entendidas como sendo as medidas destinadas a compensar os impactos ambientais negativos oriundos do desenvolvimento e da execução de um projeto.

Vale ressaltar que as medidas compensatórias devem ser tomadas pelos responsáveis pela execução de um projeto, e podem ser aplicadas antes, durante e após a execução do mesmo.

Para a realização de medidas compensatórias, é necessário, primeiramente, que se saiba qual foi o tamanho do impacto ambiental causado, no que é chamado de Análise de Impactos Ambientais.

Principais funções da análise de impactos ambientais:
Robe de Cocktai
–  Proporcionar um prognóstico do cenário futuro do ambiente durante a operação e implantação do empreendimento.

–  Orientar a formulação de medidas mitigadoras, medidas compensatórias e medidas de controle ambiental.

–  Garantir a qualidade dos recursos ambientais tanto na implantação como na fase de operação do empreendimento.

–  Estabelecer umRobe demoiselle d’honneur rose referencial de modo a permitir uma ponderação entre os benefícios e os custos sociais e ambientais do projeto.

–  Prover subsídios para a discussão pública do projeto junto à comunidade, aos atores sociais e também aos órgãos públicos.

Veja também