jun 14

Maré Negra: conheça as principais causas do problema

© Depositphotos.com / dehooks A maré negra acontece devido ao derramamento de petróleo nos oceanos.

A maré negra é uma das maiores catástrofes ecológicas em zonas litorâneas e é um fenômeno diretamente relacionado ao derramamento de petróleo nos oceanos. Esse problema está afetando cada vez mais o meio ambiente e hoje chega a mais de 10% do total da poluição de zonas litorâneas.

A principal causa desse grande desastre é o rompimento de oleodutos nos oceanos. Além dessa, existem outras causas que fazem com que a maré negra se espalhe pela zona litorânea, como o transporte de hidrocarbonetos em alto mar, acidentes e atividades de exploração petrolífera e também a exploração de jazigos de petróleo, que é feita por perfurações submarinas.

As marés negras podem ser vistas como uma das maiores catástrofes ecológicas do mundo todo, isso porque elas causam a poluição da água que se espalha por todo o oceano e mares, e já são bastante comuns atualmente. Além de poluir a água, as marés negras causam mortes de animais marinhos, o que desequilibra totalmente o ecossistema.

Graves impactos do petróleo nos mares

Esse fenômeno acontece porque produtos petrolíferos não se dissolvem na água e também são menos densos, formando uma fina película na superfície da água que se transforma em manchas de petróleo e se espalham muito rápido pelas águas. Para deixar a situação mais alarmante, essas manchas fazem com que a luz não entre nos oceanos, diminuindo qualquer troca gasosa que precisa ser realizada ali. Isso traz graves consequências para a fauna e a flora marinhas, entre elas a asfixia de vários animais e a morte de muitas plantas. Os espaços litorâneos que sofrem um derrame de produtos petrolíferos ficam estéreis por vários anos.

Nem todo derrame de petróleo acontece de maneira proposital. Alguns podem acontecer por acidentes como naufrágios, batidas ou até mesmo explosões. Porém, a maior parte delas acontece por ações humanas e as consequências disso são graves também para os seres humanos. A ingestão do petróleo é muito tóxica, e podemos ser afetados com essa toxicidade no momento que vamos para a praia ou, quando consumimos algum animal que tenha ingerido o petróleo, no caso de peixes e outros frutos do mar.

O impacto de um derrame como esse pode durar gerações. Os hidrocarbonetos que existem no petróleo são solúveis em gordura e, por isso, fixados nos seres vivos. Esses agentes atuam como cancerígenos a médio e longo prazo, e por isso afetam diretamente tanto os animais marinhos como os seres humanos.

Desastres marcaram a história

Alguns acidentes que resultaram em marés negras se tornaram muito famosos na história e tiveram consequências que se arrastaram por muitos anos. O acidente do Torrey Canyon, em 1967, o Amoco Cadiz, de 1978 e o Erika, mais recente, em 1999, são alguns exemplos que nos deixam resquícios até hoje, pelo tamanho do estrago que foi feito no ecossistema.

Mesmo que muitas dessas operações que causam os derrames sejam proibidas, os abusos continuam acontecendo por causa da grande dificuldade de se fiscalizar o que acontece em alto mar.

Veja também