jul 26

Manguezais: conheça as principais características, animais e importância desse ecossistema

© Depositphotos.com / alkir_dep O manguezal é de extrema importância para o meio ambiente e para muitas espécies que vivem nele.

O dia 26 de julho é marcado pelo Dia Mundial de Proteção Manguezais, um ecossistema presente em comunidades costeiras tropicais e que se caracteriza por apresentar um solo muito úmido, coberto de lama e com uma vegetação rasteira a sua volta.

Os manguezais surgem do encontro de rios e mares, como consequência, sua água não é nem muito salgada e nem tão doce, apresentando uma característica salobra — que é a água com cerca de 5 a 30% de salinidade, resultante justamente desta mistura de rio e mar. O principal animal característico deste ecossistema é o caranguejo, mas a comunidade que forma um manguezal é enorme, o que faz com que ele tenha extrema importância para o meio ambiente como um todo.

Em um manguezal, além dos caranguejos, é possível encontrar garças, pombas, morcegos, cágados, jacarés, sapos, rãs, gaviões do mato, entre muitas outras espécies de animais. Com relação à vegetação, o manguezal possui vegetais conhecidos como halófitos, que são aquelas plantas e árvores terrestres adaptadas para viver em uma região como esta, já que são tolerantes à alta salinidade, ao pouco oxigênio e a um solo úmido e lamacento — justamente as características do manguezal.

O termo manguezal vem justamente do nome das árvores que compõem este ecossistema: mangue vermelho, branco e preto, além do mangue de botão. Os manguezais não estão presentes apenas no Brasil, mas em 123 países no mundo que possuem regiões tropicais e sub-tropicais.

A importância do manguezal para o meio ambiente

O manguezal é de extrema importância para todo o meio ambiente e para muitas espécies que vivem nele, a começar pelo homem, que é justamente quem mais afeta negativamente este ecossistema. O homem tira do manguezal muitos alimentos, sendo que 90% de toda a pesca predatória realizada no litoral brasileiro provém dos manguezais. Além da alimentação animal, o homem tem madeiras, folhas, frutos e até mesmo as cascas são aproveitadas.

Mas não é só o homem que é beneficiado pelos manguezais, mas todo o meio ambiente. Isso ocorre porque os manguezais possuem condições perfeitas para que peixes, moluscos e crustáceos possam se reproduzir. Apesar de sua importância, este importante ecossistema está ameaçado pelo ser humano. O principal problema enfrentado pelos manguezais é a ausência de leis de proteção nestas regiões, além da falta de conscientização da própria população.

Veja também