dez 15

Como fazer um lustre com PET?

Separar o lixo reciclável (plástico, papel, metal e vidro) do orgânico (restos de alimentos, por exemplo) faz parte da rotina de muita gente. Esse simples ato beneficia a reciclagem e evita o acúmulo de mais materiais nos lixões e aterros sanitários.

Além de reciclar, também é possível reaproveitar e reutilizar determinados materiais e dar uma nova função a eles. Você sabia, por exemplo, é que possível fazer um lustre estiloso com PET? Saiba como a seguir:

Lustre com garrafa PET

Materiais necessários:

• 7 garrafas PET;

• 2 meias-calças arrastão da cor que preferir;

• Fita de cetim, também na cor de sua preferência;

• Tesoura ou estilete;

• Grampeador e cola.

Com o auxílio da tesoura ou estilete, corte a parte de baixo e de cima de todas as garrafas (guarda uma parte de cima, pois será utilizada mais tarde). Em seguida, pegue as meias-calças, meça o tamanho necessário para cobrir uma garrafa e corte embaixo e em cima. Caso precise, use o grampeador para prender a meia na peça. Você fará isso em seis garrafas, encapando-as com a meia-calça, uma a uma.

Grampeie as seis garrafas, já encapadas com a meia-calça, ao redor da que sobrou e que não foi revestida – ela será o centro do lustre. Dica: grampeie na parte de cima e na de baixo de cada garrafa, para que fiquem todas bem unidas, umas às outras. Dê o acabamento com a fita de cetim, colando-a na borda inferior e superior do lustre montado.

Pegue a parte de cima que cortou de uma das garrafas, com o bico voltado para baixo, e coloque no centro do lustre. A peça servirá para passar o fio por dentro da abertura do lustre, ligado ao bocal no interior, onde ficará a lâmpada.

Atenção: utilize lâmpada fria, para não correr o risco de derreter a garrafa.

Veja também