mar 14

A logística reversa dos pneus

© Depositphotos.com / blasbike A logística reversa possibilita a reciclagem deste produto.

Por incrível que possa parecer, hoje em dia, a taxa de reciclagem de pneus usados é bastante baixa. Medidas eficazes devem ser tomadas para melhorar os impactos ao meio ambiente, bem como oferecer à sociedade um desenvolvimento mais sustentável. Saiba que o pneu se tornou um elemento-chave para o crescimento da sociedade humana. Contudo, quando descartados de forma inadequada, podem causar danos à saúde e natureza.

O mais sensato é que eles sejam reciclados, sendo que para isso, entra em cena a logística reversa dos pneus. O termo “logística reversa” refere-se ao fluxo entre uma empresa e um cliente após bens ou serviços forem prestados. Usando boas práticas, o processo reverso é cada vez mais importante no mercado, porque reduz custos para a empresa e aumenta a fidelidade do cliente.

Uma das ocorrências mais comuns em são os retornos. Por exemplo, os retornos podem ser permitidos para os distribuidores que precisam de mais demanda do que eles podem efetivamente fabricar. Na maioria dos casos, o retorno de um produto é caro demais para a empresa devido aos custos associados ao transporte, reforma e redistribuição.

Boas práticas em retornos ajudam uma empresa a economizar dinheiro e oferecer um serviço rápido aos clientes, aumentando a fidelidade e ajudando a companhia a ganhar mais dinheiro no futuro.

Aqui, a logística reversa dos pneus ajudará a diminuir os impactos ao meio ambiente, mas o Brasil ainda está engatinhando neste assunto. Cabe ao governo estimular ainda mais esse processo, que agregará mais qualidade de vida aos envolvidos, e ainda fará com que a economia se mantenha aquecida, porque irá gerar mais empregos.

Nos negócios, a logística reversa refere-se às atividades e processos que ajudam uma companhia promover um bem ou serviço a seus clientes. Isso é muitas vezes chamado apenas de logística, pois envolve mover o produto ao longo da cadeia de abastecimento, desde o desenvolvimento, passando pela produção, até a distribuição. Após a distribuição, os produtos que precisam voltar para a empresa devem obedecer ao longo do percurso outra cadeia de suprimentos, e que recebe o nome de logística reversa.

Veja também