Qual o destino final do lixo hospitalar?

Publicado em 21 de maio de 2012 Comentários

destino final do lixo hospitalar Os resíduos sólidos hospitalares ou lixo hospitalar como são comumente conhecidos, geram grandes problemas para a saúde pública. No Brasil cerca de 60% desses resíduos, são coletados de maneira inadequada e despejados em locais inapropriados, trazendo graves riscos de saúde para a população.

O descarte de lixo hospitalar exige cuidados e segue normas rigorosas de saúde por conta do alto risco de contaminação. Alguns hospitais utilizam sacolas com cores diferenciadas para identificar a origem e o conteúdo do lixo. Os resíduos são separados por grupos e levados para depósitos, onde são transportados para um destino específico.

Comentários

  1. jenifer disse:

    burrooooooooooo

  2. vitoria disse:

    Eu queria saber sobre o destino do lixo de Uberaba.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Vitoria,

      infelizmente não podemos responder essa sua pergunta. O lixo hospitalar pode ser destruído dentro do próprio hospital (se ele estiver apto e com estrutura especial adequada) ou ser coletado por empresas especializadas em lixo hospitalar. Mas não sabemos aonde exatamente esse trabalho é realizado. De qualquer forma, temos esse outro post que pode sanar mais as suas dúvidas. Continue acompanhando nosso blog. Abraços.

  3. Paulo Vitor disse:

    Ola meu nome é Paulo e gostaria de saber se esse lixo é queimado ou não

    1. Fragmaq disse:

      Olá Paulo!

      Nem todo tipo de lixo hospitalar é encaminhado para a incineração em indústrias especializadas. Este tipo de resíduo é dividido em alguns grupos pela ANVISA e encaminhados para o destino correto. Os resíduos pertencentes ao grupo 3, que são principalmente materiais perfurantes, como as agulhas, devem ser encaminhados para a incineração.

      Publicamos uma matéria na Fragmaq que vai deixar este assunto mais claro para você, clique aqui e leia a matéria “Descarte de lixo e resíduos hospitalares”.

      Abs.

  4. Queria saber o nome do autor desse artigo ! Quem é ? Obrigada

    1. Fragmaq disse:

      Olá Jéssica!

      Todos os artigos publicados no blog são escritos pela equipe de redação da Fragmaq.

  5. maria josé disse:

    eu e minhas colegas de curso gostaríamos de saber quais desses grupos de lixo hospitalares devem ser triturados e quais devem ser incinerados?

    1. Fragmaq disse:

      Olá Maria!

      O lixo hospitalar possui uma classificação determinada pela ANVISA, que você pode checar neste link, os materiais do Grupo A (potencialmente infectantes), por exemplo, devem ser esterilizados e incinerados. Os tecidos dos hospitais, como os lençóis, por exemplo, fazem parte do grupo D (resíduos comuns), após eles passaram por um processo de descontaminação, podem ser reciclados ou reutilizados para outros fins, como você pode checar nesta matéria.

      Você pode tirar mais referências dos links abaixo:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_hospitalar

      http://sitetemporario.fragmaq.com.br/blog/lixo-hospitalar/coleta-de-lixo-hospitalar/

      http://sitetemporario.fragmaq.com.br/blog/lixo-hospitalar/tratamento-classificacao-lixo-hospitalar/

  6. bianca disse:

    olá boa tarde!
    espetacular esta maquina! mas minha duvida permance;
    e depois de triturado? para onde vai o lixo?

    1. Fragmaq disse:

      Olá Bianca!!

      Esta máquina é utilizada por hospitais e empresas que fazem o descarte correto deste tipo de lixo. Depois de triturado, o lixo hospitalar é encaminhado para locais especificados pela ANVISA.

Topo Voltar