maio 27

O que é lixo eletrônico?

© Depositphotos.com / uroszunic Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.

É considerado lixo eletrônico todo resíduo material oriundo do descarte de equipamentos eletrônicos. Dentre os tipos de lixo eletrônico, podemos citar: monitores de computador, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos comuns.

Em geral, esses equipamentos são descartados quando apresentam algum defeito ou se tornam obsoletos, podendo se tornar um grande problema quando o descarte é realizado de maneira incorreta.

Vale lembrar que os dispositivos eletrônicos são compostos de grandes quantidades de plástico, metais e vidros — que demoram bastante tempo para se decompor na natureza. Além disso, esses equipamentos eletrônicos contam com uma quantidade considerável de substâncias químicas como o chumbo e mercúrio, que poluem o solo e a água.

Como descartar corretamente o lixo eletrônico

Para não causar contaminação, o ideal é descartar o lixo eletrônico em locais especializados e encaminhar este tipo de material para a reciclagem. No caso de baterias de celular, o dispositivo pode ser levado a empresas de telefonia, que se encarregam de encaminhar os resíduos corretamente.

No caso de equipamentos que ainda estão em condições de uso, uma boa alternativa é doar os dispositivos para organizações sociais que trabalham com inclusão digital. Além de não contaminar o ambiente, este ato solidário ajuda muito as pessoas que não podem investir em equipamentos eletrônicos.

Dados sobre o lixo eletrônico

• Anualmente, mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo inteiro;

• Entre todos os países emergentes, o Brasil é um dos maiores geradores de lixo eletrônico;

• Por ano, o Brasil descarta 97 mil toneladas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.

Os números são Impressionantes, não é mesmo? Por isso, a partir de agora, vale ter mais cuidado com o descarte de lixo eletrônico e, assim, preservar a natureza e o planeta.

Veja também