jan 28

Como fazer um jardim pequeno e barato em sua casa

Um jardim é capaz de mudar a atmosfera da casa. Além de criar um ambiente mais iluminado, arejado e aconchegante, um cantinho com plantas traz a possibilidade de entrar em contato com a natureza.

Diferentemente do que muitos pensam, não são necessários grandes investimentos e grandes espaços para ter um jardim em casa. Com criatividade e materiais simples — preferencialmente reciclados —, é possível organizar um pequeno e agradável cantinho para plantas em qualquer espaço que você tenha livre.

flickr.com / FarOutFlora Um jardim vertical é uma excelente opção para quem não dispõe de muito espaço.

O primeiro passo é escolher o local em que o jardim será montado. O ideal é que ele fique na área externa, onde há maior iluminação e melhores condições para o desenvolvimento das plantas. Para quem mora em apartamentos, áreas próximas à varanda e janelas são as melhores opções.

Em seguida, organize a montagem do jardim de acordo com o seu espaço. Um ponto importante é a escolha das plantas. Devem ser levadas em conta as condições do ambiente para optar entre plantas que preferem locais quentes ou frios, luminosidade ou escuridão etc.

Outra recomendação é em relação à estrutura física do jardim: quem tem quintal deve sempre preferir plantar diretamente no solo. Quem mora em apartamentos pode optar por vasos, que podem ser organizados de diversas maneiras. Em ambientes pequenos, uma das melhores opções são os jardins verticais.

Uma solução econômica, sustentável e cheia de originalidade é montar um jardim vertical com garrafas pet. Para construí-lo, basta cortar “janelas” na lateral das garrafas, fazer furos dos dois lados e passar cabos de arame para unir os recipientes. Não se esqueça de deixar furinhos na parte de baixo da garrafa, para a água escorrer.

Outra opção para criar jardins sustentáveis é reaproveitar pallets de madeira para criar prateleiras e suportes para as plantas. Neste caso, também vale a regra de soltar a criatividade e experimentar o quanto você quiser!

Veja também