jul 31

A indústria é sustentável no Brasil?

Se antigamente o desenvolvimento e lucro eram as prioridades das indústrias de todo o mundo, hoje a realidade segue um caminho totalmente diferente: a atenção e o cuidado com o meio ambiente se tornaram um dos aspectos mais importantes no setor empresarial e industrial.

Embora essa seja uma tendência global, ainda é cedo para afirmar que a sustentabilidade já é uma realidade prática, sobretudo em países em industrialização, como é o caso do Brasil.

Em geral, as empresas têm se esforçado bastante para adotar práticas de sustentabilidade em suas ações. Os próprios consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a importância desse tipo de atitude, destacando positivamente as empresas que tentam transformar seus processos produtivos de modo a provocar menor impacto ambiental.

Como resultado, uma empresa que adota práticas sustentáveis consegue promover uma boa imagem perante os consumidores, aprimorando os negócios e até os lucros.

A grande dificuldade, entretanto, está no fato de que as tecnologias necessárias para introduzir práticas sustentáveis no processo industrial demandam alto investimento — tanto em maquinário quanto em mão de obra qualificada.

Muitas empresas deixam de investir em sustentabilidade justamente por não conseguir arcar com os custos necessários para viabilizar um projeto de preservação ambiental e diminuição dos impactos. É necessário, portanto, a implementação de planos de incentivo para que mais empresários consigam contribuir para a redução dos impactos ambientais.

Veja também