fev 26

Qual a importância das correntes marítimas?

Gigantescas massas de água que se deslocam em diferentes direções, as correntes marítimas apresentam entre si diferentes dimensões, temperaturas, cores, velocidades, trajetórias e índices de salinidade. Sua formação é fundamental para o equilíbrio e/ou mudanças climáticas. Isso porque as correntes provocam queda ou alta da temperatura terrestre, migração de animais marinhos sensíveis à temperatura e deslocamento de placas de gelo, sendo também responsáveis pela configuração dos contornos litorâneos.

© Depositphotos.com / edesignua As várias correntes marítimas do planeta.

Divididas em dois grandes grupos — frios e quentes —, as correntes marítimas são um fenômeno natural ocasionado por fatores variados, como a rotação da terra, ação do vento e pressão atmosférica. Os diferentes e contrários trajetos são justificados pela movimentação terrestre: as correntes originárias do hemisfério norte movem-se no sentido horário e aquelas de origem no hemisfério sul deslocam-se no sentido oposto, anti-horário.

Correntes frias e quentes

Cada corrente apresenta as características térmicas de seu local de origem: as correntes frias, como as das Canárias, Califórnia e Labrador, são formadas nas altas altitudes ou nas regiões profundas do oceano. Já as correntes quentes, como a do Golfo, Agulhas e do Brasil, originam-se em regiões intertropicais, deslocando-se sempre em direção às áreas de clima frio ou temperado.

Um dos exemplos mais conhecidos que ilustra a atuação das correntes na mudança climática é a trajetória da corrente do Golfo. Esta corrente desloca a água quente da região do Golfo do México até à Islândia. Este movimento provoca a suavização do clima temperado frio do local.

A origem desta corrente está nos ventos alísios, que sopram do leste para oeste, e empurram a água do oceano Atlântico para o mar dos Sargaços. Ao chegar em Sargaços, a água fica concentrada e o mar pode subir até um metro acima de seu nível regular. Presa, a água tende a sair e é neste movimento que todo o volume acumulado desvia-se pela costa americana e, junto à rotação da Terra, forma-se a corrente do Golfo.

Entre as correntes marítimas conhecidas pelo homem, podemos destacar as do oceano Atlântico e Pacífico. Do primeiro, temos a corrente das Guianas, Guiné, a corrente fria das Ilhas Malvinas e as correntes quentes Equatorial do Norte e Equatorial do Sul. Do Pacífico, destaque para a corrente de Kuroshio (ou corrente do Japão), corrente do Pacífico Norte, Aleutas, corrente do Peru (ou de Humboldt) e a corrente El Niño.

Veja também