abr 16

Qual a importância da incineração do lixo

© Depositphotos.com / Ansonde A incineração neutraliza os componentes nocivos e reduz grandemente o volume final de lixo.

A incineração do lixo pode ser considerada um desperdício como método de eliminação e controle no qual os resíduos perigosos são queimados a altas temperaturas, a fim de reduzir o perigo que eles apresentam e simplificar o processo final de eliminação. Produtos químicos corrosivos ou resíduos hospitalares, que podem representar uma ameaça significativa para as pessoas ou para o meio ambiente se os métodos de descarte adequados não são usados.

Incinerar estes resíduos, a uma temperatura elevada pode, em muitos casos, destruir ou, na verdade, de outro modo, neutralizar os componentes nocivos enquanto reduz grandemente o volume final de lixo.

Aqueles que usam resíduos perigosos nos sistemas de incineração devem, no entanto, ter cuidado para evitar a liberação de poluentes no ar, como muitas substâncias perigosas que liberam gases que poderiam prejudicar as pessoas ou o meio ambiente.

Existem três componentes principais quando o assunto é incineração de lixo. A câmara de combustão principal, em que as temperaturas são extremamente elevadas é chamada de forno rotativo. Ambos os resíduos sólidos e líquidos são colocados em forno rotativo que gira lentamente para assegurar que todas as partes dos resíduos sejam completamente queimadas.

A próxima parte, chamado de pós-combustão, é mantido a temperaturas ainda mais altas e é usada para quebrar as ligações químicas em vários gases e líquidos atomizados. Idealmente, estes irão continuar a reagir com o oxigênio na câmara de modo a formar compostos inofensivos, tais como o dióxido de carbono e água.

Comunidades são confrontadas com o desafio de desenvolver abordagens de gestão de incineração de lixo que incluem a redução de resíduos gerados, a incineração correta, deposição em aterro, reciclagem, reutilização, e compostagem. Outros métodos de incinerações são discutidos mundo afora para ilustrar que uma combinação de opções, como a reciclagem com a incineração, pode alterar as características de fluxos de resíduos alimentados às instalações de incineração.

Em geral, qualquer instalação de incineração de lixo irá incorporar os seguintes processos: armazenamento e tratamento de resíduos, processamento, combustão, controle da poluição do ar, e o manuseio de resíduos (cinzas).

Os tipos de instalações incluem os incineradores, caldeiras industriais, e fornos. Há uma grande variedade de tecnologias, variando de instalações estacionárias projetadas para queimar milhões de toneladas de resíduos por ano coletados a partir de uma ampla área geográfica, até incineradores móveis utilizados para remediar resíduos específicos que estão contaminados por resíduos perigosos.

Por fim, muitas áreas urbanas construíram ou estão considerando a construção de instalações de incineração de resíduos para gerar energia.

Veja também