maio 25

A importância de uma gestão integrada de resíduos sólidos nas grandes cidades

Quem mora ou trabalha em grandes cidades sabe como adotar medidas de gestão dos resíduos gerados pela população e pela indústria é importante para a preservação ambiental. A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de ações que visam justamente reduzir a produção de lixo e eliminar ou reaproveitar os resíduos sólidos em outros de processos produtivos.

iStock.com / piotr_malczyk A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de ações que visam reduzir a produção e descarte de lixo.

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos atua ao longo de todo o ciclo produtivo — que inclui a extração de matéria-prima, os impactos ambientais associados à produção e o descarte dos resíduos gerados —, buscando um equilíbrio entre os recursos que são consumidos e o que é produzido e descartado.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Sancionada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é responsável por regulamentar e incentivar a reciclagem do lixo. Esta lei define diretrizes que devem ser seguidas em âmbito nacional para o tratamento de resíduos sólidos, com estratégias que visam resolver definitivamente o problema do lixo no Brasil.

Entre os principais tópicos definidos pela PNRS, podemos destacar:

– Fechamento dos lixões a céu aberto, dando preferência à criação de aterros sanitários ou aterros controlados;

– Incentivo à coleta seletiva e reciclagem de resíduos;

– Necessidade de criar planos específicos para a gestão de resíduos sólidos em cada cidade, considerando seu tamanho e particularidades;

– Fiscalização ambiental e sanitária dos aterros;

– Medidas de educação ambiental para a sociedade;

– Incentivo à prática de logística reversa.

Veja também