jan 11

A Importância Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos para a preservação do solo

© Depositphotos.com / kiankhoon Segundo uma pesquisa, o uso de agrotóxicos nas plantações teve um aumento de 400% nos últimos 40 anos aqui no Brasil.

Celebrado anualmente em 11 de janeiro, o Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos é uma data que serve para conscientizar a população a respeito dos riscos causados pelo uso indiscriminado de substâncias químicas na agricultura, uma prática que está associada a inúmeros danos ambientais e prejuízos à saúda da população.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras aumentou mais de 400% nos últimos 40 anos. Com isso, o Brasil alcançou a primeira colocação entre os países que mais fazem uso de agrotóxicos, deixando para trás até mesmo os Estados Unidos e outros países com ampla tradição na agricultura e uso de agrotóxicos.

Este número é muito preocupante, especialmente considerando os efeitos devastadores dos agrotóxicos para a natureza. Uma das principais consequências do uso de agrotóxicos é a contaminação do solo, que causa a contaminação de tudo o que nasce deste solo e se alimenta desses produtos.

Com as chuvas, os agrotóxicos escorrem para rios e lençóis freáticos, contaminando a água que tanto animais quanto seres humanos bebem. Entre as principais doenças causadas pelo solo contaminado estão o amarelão, a teníase e uma variedade enorme de outras doenças verminosas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o único vegetal que não apresenta agrotóxicos é a batata, pelo fato de nascer embaixo da terra. Todos os outros vegetais e legumes apresentam alguma quantidade de agrotóxicos, que são encontrados especialmente no pepino, morango e pimentão.

Veja também