fev 15

A importância da certificação OHSAS 18.001

iStock.com / Aquir OHSAS 18.001 é um conjunto de diretrizes para gestão de segurança e saúde ocupacional.

A OHSAS 18.001 é uma série de normas que trazem algumas diretrizes para implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional. A sigla OHSAS significa Occupational Health and Safety Assessment Services que, traduzindo para o português, significa “série de avaliação da segurança e saúde no trabalho”.

Ao longo dos anos, as questões relacionadas à prevenção de acidentes e minimização dos riscos e perigos nos ambientes de trabalho vêm sendo colocadas em evidência. O crescente número de acidentes do trabalho impulsionou a evolução das normas, legislações e fiscalizações aplicáveis às organizações públicas e privadas no que diz respeito às boas condições de trabalho e integridade física dos colaboradores. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, são mais de 700 mil acidentes do trabalho registrados anualmente.

Para reduzir esses números, a certificação em um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional é capaz de trazer inúmeros benefícios para empregados e empregadores. Um dos principais benefícios para o empregador é o atendimento às legislações: apesar de não ser obrigatória, a certificação OHSAS tem como requisitos o atendimento a algumas legislações, como as normas regulamentadoras. Para os colaboradores, podemos destacar as boas condições de trabalho em ambiente seguro e higienizado, além de práticas de trabalho que garantem sua integridade física.

Embora muitas empresas vejam a certificação OHSAS como um custo elevado e desnecessário, basta observar os benefícios que o sistema de gestão de saúde e segurança podem trazer para entender que obter a certificação é um investimento. Isso porque todos os custos relacionados à adequação para a OHSAS são dissolvidos ao longo dos anos, e compensados pelo aumento da produtividade, minimização de custos com mão de obra por afastamento e redução de reclamações trabalhistas.

A adequação para certificação na norma OHSAS 18001 é uma tarefa complexa e, dependendo da situação da organização, exige grandes mudanças no que diz respeito à infraestrutura e cultura organizacional. Portanto, a empresa deve estar preparada para a transição, e estar disposta a fazer investimentos em melhorias.

Vale lembrar que a certificação não se limita apenas à implantação do sistema, mas também implica na manutenção dele. Após conseguir a certificação, muitas empresas abandonam o sistema de gestão, deixando de fazer a manutenção para atendimento aos requisitos e deixando de promover a melhoria contínua.

A certificação OHSAS 18001 é um grande diferencial para realização de transações comerciais. Empresas que se preocupam com as questões de saúde e segurança optam pela homologação de fornecedores com sistemas de gestão implementados. Além disso, boas condições de trabalho e a integridade física dos colaboradores devem ser interesses em comum entre fornecedores e clientes.

Qualidade dos produtos e serviços, foco na sustentabilidade e respeito aos colaboradores, clientes, consumidores, comunidades vizinhas e à saúde, bem como a segurança no trabalho, devem ser requisitos mínimos para a homologação de fornecedores de produtos e serviços. No que diz respeito a riscos e perigos, direta ou indiretamente todos são responsáveis.

Para oferecer qualidade e atender à demanda do mercado, a Dinâmica Ambiental implantou o Sistema de Gestão de Qualidade que integra as normais ISO 9001, OHSAS 18.001 e ISO 14.001. Com isso, a empresa garante qualidade dos serviços prestados, capacitação e segurança dos colaboradores, bem como o monitoramento da utilização de recursos naturais.

Mara Santos

Veja também