jul 15

Qual é o impacto de produtos de limpeza na natureza?

© Depositphotos.com / voronin-76 Diariamente, vários produtos químicos de higiene atingem o sistema de esgoto e, sem o devido tratamento, acabam indo parar em rios e lagos.

De utilização muito frequente no dia a dia, os produtos de limpeza podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. Isso porque esses produtos químicos contêm substâncias capazes de afetar diretamente os ecossistemas, alterar a oxigenação da água e até poluir rios, lagos e mares.

Sabão em pó, sabonete, detergente, amaciante, pasta de dente, shampoo, desinfetante, amoníaco e limpa-vidro são alguns exemplos de produtos que podem causar sérios impactos ambientais em grande escala, principalmente se descartados de maneira incorreta. Derivados de petróleo e cloro se destacam como os principais vilões contidos nos produtos de limpeza.

Além de prejudicar a oxigenação e, consequentemente, toda a vida marinha, a contaminação da água por produtos de limpeza pode ser prejudicial à saúde humana — especialmente em regiões em que não há saneamento básico adequado.

Soluções para diminuir o impacto de produtos de limpeza na natureza

Além de preferir produtos de limpeza ecológicos (sem cloro e solventes), é indicada uma mudança nos hábitos domésticos na hora de limpar a casa ou itens como louças e carros. Ações como utilizar o aspirador de pó e varrer os cômodos, ao invés de utilizar soluções químicas, já contribuem diretamente para diminuir o impacto de produtos de limpeza na natureza. Também é importante não utilizar toalhas descartáveis, mas sim panos e trapos.

Veja também