fev 26

Horário de verão gerou economia de R$ 162 milhões

iStock.com / wisawa222 Nas regiões onde vigorou o horário de verão, os registros apontam a diminuição de 2,6 mil megawatts no consumo de energia nos horários de pico.

Encerrado em 21 de fevereiro de 2016, o horário de verão foi responsável por gerar uma economia de aproximadamente R$ 162 milhões aos consumidores. A informação foi divulgada na última sexta-feira de vigência do horário, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por controlar e administrar todas as operações de geração e transmissão de energia.

De acordo com Hermes Chipp, diretor-geral da organização, as regiões onde se vigorou o atraso em uma hora puderam diminuir o consumo de energia em 2,6 mil megawatts no horário de pico do dia. Além disso, percebeu-se a melhora nos índices de consumo da água em reservatórios por todo o país.

A expectativa do mercado é de que tecnologias inovadoras sejam estimuladas para criação de novas soluções que valorizem alternativas sustentáveis para o consumo de energia e água. Ainda neste ano, o horário de verão volta a vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no dia 16 de outubro (domingo). Para este próximo período, espera-se um aproveitamento ainda melhor do consumo de energia e números econômicos de maior relevância.

Veja também