dez 17

O que é hidroponia e como ela funciona?

Caracterizada pela exclusão da terra, a hidroponia é uma das mais antigas formas de cultivo que existem. Neste método, as plantas são cultivadas em água enriquecida com os nutrientes que geralmente são encontrados na terra.

flickr.com / shirotie Identificada pela exclusão do uso da terra, a hidroponia é uma das mais antigas formas de cultivo existentes.

Este tipo de cultivo é muito usado em lugares onde o terreno é pobre, muito rochoso ou infértil de alguma forma, além de ser indicado para ambientes fechados como estufas. Diversos tipos de vegetais podem ser cultivados pelo método da hidroponia, sendo que os mais comuns são: alface, arroz, melancia, berinjela, rosas de corte e orquídeas.

Para garantir uma base de sustentação para plantas mais frágeis, são utilizados substratos como cascalho, serragem, fibra de algodão e casca de árvore.

Vantagens da hidroponia

  • Não agride o meio ambiente e não empobrece o solo;
  • O uso de agrotóxicos em hidroponia é praticamente zero, já que o ambiente controlado da hidroponia diminui em muito a chance de pestes e doenças;
  • A possibilidade de fazer o cultivo em qualquer terreno e época, mesmo na cidade e dentro de casas;
  • Produção maior e mais uniforme.
    • Alto custo de implantação para a estrutura inicial;
    • Custo relativamente alto de manutenção, principalmente se for levado em consideração que as plantas devem ser mantidas diariamente sob luz artificial ou em estufas;
    • Exige maior conhecimento e prevenção para a falta de luz de ou água, já que todo o ambiente é controlado artificialmente.

Desvantagens da hidroponia

Caso você tenha ficado interessado na hidroponia, existem kits hidropônicos de baixo custo que podem ser construídos em casa, para cultivo de uma horta ou de flores. Além de ser uma forma mais natural de obter este tipo de produtos, é uma excelente maneira de iniciar um projeto de jardinagem.

Veja também