jun 03

Em harmonia com a natureza: entenda o que é Bioarquitetura

Em harmonia com a natureza: entenda o que é Bioarquitetura
Você, com toda a certeza, já deve ter percebido como, nos dias de hoje, a oferta de
produtos, bens e serviços ecologicamente corretos e comprovadamente eco-eficientes têm aumentado substancialmente em todo o mundo.

Flickr / Wojtek Gurak Predio construído em bambu.

Parte desse processo se deve não somente à maior fiscalização de órgãos públicos e da criação de novas leis de proteção ambiental mais abrangentes, mas, também, à conscientização da população que, cada vez mais, demanda produtos que sejam verdadeiramente ecologicamente corretos.

Comprovadamente, um dos ramos de atividade que geram maior impacto ambiental em nossa sociedade é a construção civil. Assim, são muitas as ações desse segmento voltadas para a criação e desenvolvimento de formas de construção que preservem o meio ambiente e gerem o menor impacto ambiental possível.

Nesse sentido, destaca-se a bioarquitetura, que caracteriza-se como um ramo da arquitetura que tem como intuito a construção de imóveis com baixo impacto ambiental, priorizando a harmonia com a natureza e reduzindo, de forma, significativa, os custos operacionais.

Ainda que tenha surgido já há algum tempo (desde a década de 1960), a bioarquitetura vem ganhando atualmente cada vez mais espaço no mercado da construção civil. Seus adeptos, por sua vez, priorizam sempre as construções sustentáveis, valendo-se, para isso, de elementos como cimento queimado, taipa de pilão, tijolo adobe, entre outros.

Além disso, destaca-se também na bioarquitetura a utilização de matérias primas naturais, provenientes de fontes renováveis, e que sejam sempre recicláveis, como, por exemplo:

– Bambu;
– Palhas;
– Madeira reflorestada;
– Madeira proveniente de manejos certificados, entre outros.

Outro fator determinante existente na bioarquitetura é a preferência dada tanto a mão-de obra como ao uso de produtos locais, incentivando assim a economia da região onde se dá a construção e evitando a excessiva emissão de poluentes ocasionada pelo deslocamento de produtos provenientes de outras localidades.

Obviamente que os empreendimentos construídos a partir da bioarquitetura são feitos para serem verdadeiramente sustentáveis. Dessa forma, sistemas de ventilação e iluminação natural, de captação de água da chuva, de aquecimento solar, entre outros, estão sempre presentes.

Veja também