jul 05

Garrafa de água 100% biodegradável

Conheça uma das iniciativas para amenizar a demanda por este material.

O plástico é hoje o maior poluidor de rios e mares dentre todos os detritos gerados pela atividade humana. Presente em praticamente todos os produtos consumidos e utilizados no dia a dia, de garrafas a embalagens, trata-se de um material que demora de 400 a 1.000 anos para se decompor, além do alto consumo de água necessário no processo produtivo, uma vez que uma garrafa plástica requer 3 vezes a quantidade de água para enchê-la em sua produção.

No entanto, graças ao avanço da tecnologia, esse preocupante quadro pode mudar. Pensando nisso, o então jovem de apenas 27 anos James Longcrofft, criou a primeira garrafa de água 100% biodegradável do mundo, livre de partículas tóxicas e materiais pesados em sua composição e que leva apenas 3 semanas para se decompor na natureza.

Composição: a fórmula da sustentabilidade

garrafa biodegradável

O grande sucesso da invenção, chamada de Choose Water (em tradução livre, “Escolha Água” em português), só foi possível devido à fórmula criada para sua manufatura.

A garrafa é composta por tampa de aço, um mineral que é encontrado na natureza e por isso não possui nenhuma ação poluente, papel 100% reciclado, empregado para a fabricação do invólucro exterior do produto e materiais naturais provenientes do solo e do ambiente marinho para a confecção do revestimento interior.

O papel utilizado para a fabricação da parte exterior da garrafa não deixa resquícios de fibras durante sua decomposição, algo de fundamental importância, pois dessa maneira ele entra na cadeia alimentar marinha sem prejudicar os animais.

Assim, uma das principais particularidades do projeto consiste na não utilização de combustíveis fósseis, que como se sabe é matéria-prima das garrafas feitas a partir do plástico tradicional, que possui alto potencial poluente, tanto em sua extração quanto em sua decomposição.

É interessante notar que os conceitos associados à sustentabilidade perpassa todo o projeto, uma vez que a produção em larga escala da garrafa 100% biodegradável foi possibilitada por uma ação de investimento colaborativo chamado de crowdfunding, na qual pessoas diversas contribuem com determinada quantidade de dinheiro, tendo como contrapartida participação nos lucros futuros.

Potencial de sustentabilidade

Como a garrafa 100% biodegradável ainda é recente, irá demorar um certo tempo para que ela esteja disponível em larga escala no mercado, uma vez que é necessário que grandes marcas do mercado invistam na ideia.

Por enquanto, o produto está sendo comercializado em larga escala, pois além de testar a pregnância da ideia, isto é, a aceitação e impressões do produto por parte do consumidor, ela é uma das alternativas de consumo, algo essencial em sociedades capitalistas.

Seu potencial de contribuição para um mundo mais sustentável é justo e muito alto, uma vez que anualmente oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, sendo urgente que autoridades governamentais, empresas e consumidores tomem consciência de seu papel e façam escolhas mais sustentáveis.

Além disso, mesmo se tratando de uma invenção que pode revolucionar o consumo de embalagens plásticas, o trabalho não se encerra na garrafa 100% biodegradável: ainda é necessário muito investimento e muitas pesquisas para que toda sociedade ao redor do mundo possa caminhar rumo a um futuro mais sustentável.

Veja também