nov 09

Como é feito o tratamento de chorume?

Chorume é o nome dado ao resíduo líquido produzido pelo lixo com grande concentração de materiais orgânicos. De cor escura, este resíduo pode conter metais pesados e substâncias tóxicas. Por isso, este é um poluente que precisa ser devidamente tratado, de modo a evitar que seja descartado na natureza.

Para evitar a poluição dos lençóis freáticos pelo vazamento de chorume, os aterros sanitários devem ter um sistema de drenagem de efluentes líquidos, com uma camada impermeável e outra de solo compactada. Os drenos fazem a coleta do material, que é enviado para tanques fechados ou lagoas impermeabilizadas, construídos especialmente para abrigá-lo.

flickr.com / U.S. Army Corps of Engineers Nashville District O tratamento do chorume tem um alto grau de complexidade e se torna um desafio constante para as empresas de saneamento ambiental.

Tratamento do chorume

O tratamento do chorume pode ser biológico, por oxidação ou químico. Confira abaixo as principais características de cada um:

Tratamento biológico

Eficiente, simples e de baixo custo, o tratamento biológico é baseado na estabilização da matéria orgânica. Para isso, o processo conta com uma lagoa anaeróbica — que degrada a matéria orgânica pela falta de oxigênio —, uma lagoa aeróbica, onde o material recebe oxigenação forçada para remover metais pesados e se transforma em lodo; e uma lagoa de estabilização, um leito de secagem onde o material pode ser descartado corretamente após passar por essa etapa.

Tratamento por oxidação

Neste tipo de tratamento o chorume é aquecido até a evaporação, na qual separa-se o líquido do lodo.

Tratamento químico

No tratamento químico adicionam-se substâncias químicas que reduzem a matéria orgânica do chorume.

Veja também