abr 30

Falta de água: como limpar a caixa d’água

© Depositphotos.com / Kez53Falta de limpeza em caixas d’água pode promover o desenvolvimento de micro-organismos causadores de doenças.

Manter a caixa d’água limpa é fundamental para evitar problemas de saúde, como diarreias ou gastroenterites, esquistossomose, leptospirose e hepatite A. Todas essas doenças podem ser prevenidas simplesmente com a limpeza do reservatório, uma vez que a água contaminada é seu meio de transmissão.

O procedimento de limpeza da caixa d’água, embora seja recomendado a cada seis meses, tem sido evitado por habitantes das regiões afetadas pela atual crise hídrica, já que muitas pessoas temem não conseguir encher o reservatório após ser limpo. Isso pode se tornar um grave problema de saúde pública, uma vez que a água derivada do volume morto das represas tem pior qualidade, o que torna a necessidade de limpeza da caixa ainda mais urgente e frequente.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recomenda que a limpeza semestral do reservatório seja feita da seguinte maneira:

• Um dia antes da limpeza, certifique-se de que o registro de entrada da água está fechado (ou amarre a boia da caixa d’água). Assim, toda a água armazenada poderá ser usada antes do procedimento, sem que haja desperdício. Ela também pode ser reservada em baldes e utilizada na própria limpeza;

• Limpe primeiro a tampa da caixa, removendo-a em seguida. Deixe um palmo de água no fundo do reservatório e feche a saída, para que a sujeira não escoe pelo ralo. A limpeza do interior da caixa deve ser feita apenas com um pano úmido. Se ela for composta de fibrocimento, use escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico macias;

• A água da limpeza e a sujeira devem ser retiradas com pá de plástico, balde e panos. Seque apenas o fundo com pano limpo, sem passá-lo nas paredes. Com a caixa limpa e seca, e a saída fechada, coloque um palmo de água e dilua 2 litros de água sanitária (considerando uma caixa de mil litros). Deixe agir por duas horas;

• A mesma solução pode ser usada nas paredes internas da caixa e da tampa e nas bordas. A cada 30 minutos, observe se as paredes secaram, aplicando a mistura outras vezes, até completar duas horas. Quando esse tempo passar, com o registro fechado, abra a saída da caixa;

• Abra todas as torneiras e dê descargas, pois isso ajuda a desinfetar as tubulações. Encha a caixa d’água, abrindo o registro ou desamarrando a boia. Tampe bem o reservatório.

Prefira usar a primeira água para limpeza doméstica (quintal, banheiros e pisos). Depois, abra a entrada de água da casa e encha a caixa – essa água já pode ser usada em outras atividades. Não se esqueça de anotar a data da manutenção do lado de fora da caixa e calcule seis meses para repetir o procedimento.

Veja também