jan 22

Faça você mesmo! 5 ideias criativas para reciclar e reutilizar móveis

istock.com / EloisaConti Para evitar o descarte incorreto do lixo, você pode reciclar seus móveis e dar uma nova utilidade a eles.

Ajudar o meio ambiente pode ser uma tarefa mais divertida do que parece, podendo inclusive ser muito útil para melhorar o ambiente da sua casa. A reciclagem não é uma ação que deve ser feita apenas por grandes companhias, e o mesmo vale para a separação do lixo: ambas as medidas consistem em ótimas maneiras de dar uma nova utilidade para o que já foi usado de outra forma.

Ideias de reutilização e reciclagem de móveis

Faça uma pintura nova

Verifique se o móvel em questão ainda tem uma boa estrutura. Muitas vezes, ele só precisa de uma reforçada, talvez com alguns parafusos ou com massa aplicada. Se o problema principal for a aparência e o fato de ele já estar velho, não combinando com o resto dos móveis, uma pintura já vai resolver! Escolha uma cor que combine com o restante da decoração ou uma que se destaque no ambiente.

Papel contact

Se pintar não for sua praia ou se você estiver em busca de estampas e texturas diferentes, o papel contact é uma ótima opção. Ele pode ser colocado por toda a extensão de diversos móveis, especialmente os de madeira, e pode até mesmo ser aplicado junto com a pintura.

Inove na função do móvel

Se o móvel realmente não pode mais ser usado para sua função original, que tal descobrir uma nova utilidade para ele? É possível fazer estantes de uma série de outros móveis (ou pedaços deles), como escadas. Elas podem ser penduradas na parede lateralmente ou mesmo de pé. Outros itens, como ganchos, prateleiras soltas de armários e até mesmo pianos também dão ótimas estantes!

Emoldure espelhos

Molduras de espelhos podem ser bem criativas: raquetes velhas são uma ótima opção, bem como divisórias de madeiras, CDs quebrados e até talheres de plástico. E o contrário também pode ser feito, dá para usar molduras de espelho para outros fins. No caso das grandes, elas podem se tornar cabideiros, enquanto as molduras pequenas podem emoldurar um retrato de sua escolha!

Faça itens de decoração

Mesmo que um móvel pareça não servir para mais nada, ele ainda pode se tornar um item de decoração. Garrafas, por exemplo, dão ótimas luminárias, assim como as bandejas podem ser decoradas com papel contact e se tornar excelentes quadros. Lembre-se: uma boa decoração faz toda a diferença, e é tão importante quanto os móveis em si!

Veja também