jul 11

Entenda o significado de “aeração” e por que é tão importante para tratamento da água

A aeração é uma das etapas do tratamento da água, responsável por garantir que ela tenha qualidade satisfatória para consumo. Durante este processo, aumenta-se a área de contato entre a água e o ar, facilitando a troca de gases e substâncias voláteis entre eles.

Como consequência, o teor de nitrogênio e oxigênio da água aumenta, enquanto o gás carbônico, gás sulfídrico, o cloro e o metano são reduzidos — assim como outras substâncias aromáticas voláteis.

Também conhecida como arejamento, a aeração auxilia na oxidação e precipitação do ferro e do manganês, considerados compostos indesejáveis. O processo reduz custos, melhora a eficiência e facilita o controle dos odores no tratamento da água, sendo bastante utilizado para depurar efluentes sanitários e industriais, que muitas vezes estão contaminados de carga orgânica e nitrogenada.

Ao aumentar a quantidade de oxigênio da água, propiciando a circulação da substância, o processo de aeração ajuda na realização das reações biológicas, removendo substâncias e compostos que tornam a água inapropriada para uso. A etapa seguinte é a decantação, na qual a água é transportada para outro tanque, que remove o lodo resultante da aeração, tornando a água ainda mais limpa.

 

Veja também