set 20

Entenda o que é produtividade primária e sua importância

iStock.com / Alexandrum79 A produtividade primária diz respeito à quantidade de energia que é convertida pelos organismos a partir do sol.

Na ecologia, a produtividade primária é compreendida pelo rendimento da conversão da energia para substâncias orgânicas, a partir da reação de organismos autotróficos, pela energia solar ou química. Para compreender melhor esta definição, a produtividade primária é dividida entre bruta e líquida.

Produtividade primária bruta e líquida

Produtividade primária bruta

A produtividade primária bruta apresenta o total da matéria orgânica produzida em gramas, por um período determinado de avaliação e num espaço delimitado. Ela designa a razão da energia solar se converteu em energia de biomassa.

Produtividade primária líquida

A produtividade primária líquida, por sua vez, tem o desconto de outros fatores do ambiente — como luz, água, disponibilidade de nutrientes do meio e o gás carbônico. Por efeito, ela define a taxa de armazenamento da matéria orgânica dos tecidos, ou seja, o que restou do que foi produzido.

Dos valores de produtividade primária bruta e líquida surge a eficiência ecológica. Sua porcentagem é definida pela energia transferida de um nível trófico para outro de uma cadeia alimentar. Seu valor é de, no máximo, 10% de energia transferida para outra produtividade primária.

Na produtividade primária, pode-se medir a tonelada de matéria seca produzida dentro de um ano, a partir de um hectare, mas também é possível medir uma unidade de massa que uma pequena superfície foi capaz de gerar, por um intervalo de tempo menor delimitado.

Como calcular a produtividade primária

O cálculo para se chegar à produtividade primária líquida é sua diminuição com a quantidade de biomassa consumida pela respiração da planta. A avaliação da produtividade primária bruta se torna mais completa quando se toma uma amostra da vegetação: é só desidratá-la em uma estufa para então medi-la com seu peso seco.

Se a planta for aquática, é muito difícil identificar sua produtividade primária bruta por esse método, já que seu nível trófico é definido por organismos microscópicos, como o fitoplâncton. Então, o melhor é comparar nos fitoplânctons quais são as concentrações de oxigênio de duas amostras, sendo uma realizada no ambiente claro e outra em um local escuro. As amostras feitas no escuro devem ter menor concentração de oxigênio, pela planta não ter feito a fotossíntese e possuir maior concentração de gás carbônico. Já na clara, há maior concentração de oxigênio pelo efeito oposto.

Com o valor de oxigênio encontrado dessa avaliação, é possível estimar o valor da matéria orgânica de produtividade primária líquida.

Veja também