fev 10

Entenda o que é cobertura verde e seu papel no ambiente urbano

© Depositphotos.com / Kassandra2 A cobertura verde é uma ótima opção para os centros urbanos que possuem poucos espaços com áreas florestadas.

O visual de concreto das grandes cidades está se transformando em ambientes muito mais bonitos e saudáveis com a ajuda da cobertura verde. A solução não é apenas estética, mas traz diversos benefícios para a drenagem pluvial, evitando enchentes e a saturação de galerias. Trata-se de uma solução arquitetônica que aplica vegetação em telhados e lajes, garantindo impermeabilidade e evitando problemas estruturais.

Embora esta ideia esteja conquistando espaço apenas nos dias atuais, ela começou a ser desenvolvida no século XIX. A Alemanha foi o primeiro país a investir na técnica, quando estudantes universitários da década de 70 começaram a pesquisar diversas formas de colocar o verde no concreto, trazendo beleza e soluções ecológicas para a sociedade.

Por que ter uma Cobertura Verde?

As coberturas ou telhados verdes são uma excelente solução arquitetônica para centros urbanos que possuem poucos espaços para áreas florestadas. Inclusive, é um grande reforço contra a poluição das grandes cidades e a favor de mais verde no mundo, já que combate os gases do efeito estufa.

Como as plantas absorvem as substâncias tóxicas, acabam retendo a poeira e poluição, liberando oxigênio mais puro à atmosfera. As Coberturas Verdes também combatem as ilhas de calor, um fenômeno climático comum em metrópoles, em que a grande concentração de asfalto das ruas e concreto dos prédios cria uma fonte de concentração de calor, modificando a temperatura ambiente. As coberturas verdes absorvem cerca de 30% da luz irradiada do sol, diminuindo a incidência de calor.

O isolamento termoacústico das coberturas verdes evita a transferência de calor, de frio e de ruídos para o interior dos imóveis, mantendo um clima agradável em qualquer época do ano. Outra interessante vantagem é a sua contribuição na drenagem das chuvas. Ela reduz a necessidade de escoamento de água, evitando enchentes.

Como desvantagens, há a necessidade de uma manutenção constante, tem um custo elevado e exige estruturas específicas para serem instaladas.

Tipos de Cobertura Verde

  • Extensivo: é como um jardim, com plantas de pequeno porte e rasteiras;
  • Intensivo: as plantas têm tamanho médio a grande, junto às pequenas;
  • Semi-intensivo: feito com plantas de médio porte.

Veja também