set 04

Entenda o que define e como funciona a reciclagem química

istock.com / aykuterd A reciclagem química é um processo onde os produtos são alterados para dar vida a novos itens.

O processo de reciclagem permite que a matéria-prima de um produto já sem utilização seja transformado em um item novo que voltará para a cadeia de consumo. Esse processo garante uma grande economia e contribui para a sustentabilidade ambiental, uma vez que evita gastos com obtenção de novos materiais e impede que haja ainda mais exploração do meio ambiente.

O principal fundamento da reciclagem é evitar que determinado objeto seja descartado no lixo, fazendo com que ele seja usado como material para a criação de um produto novo e utilizável.

O que é reciclagem química?

Embora muito benéfica ao meio ambiente e a economia, os produtos reutilizáveis não podem ser classificados como reciclados. Isso porque eles não passam por nenhum processo de transformação, e são apenas higienizados e adaptados para uma nova utilização.

A reciclagem química, por sua vez, é um processo em que os produtos são alterados para dar vida a novos itens — que podem ser totalmente novos ou idênticos ao produto original. A ideia é impedir que materiais que não se decompõem naturalmente sejam jogados na natureza e causem danos à fauna, flora e aos rios.

Uma vez que a extração de matéria-prima causa inevitáveis danos à natureza, fazer com que ela se recicle ajuda a impedir que mais malefícios ao meio ambiente sejam causados. É o caso, por exemplo, da reciclagem de sacos plásticos, que são terríveis ao meio ambiente quando descartados como lixo, mas quando podem se transformar em novos sacos ou em inúmeros outros produtos originários do petróleo.

Como é feita a reciclagem química?

A reciclagem química consiste, basicamente, na quebra de polímeros para que eles voltem a ser monômeros e se transformem em outros tipos de produtos a partir de sua manipulação. Em geral, o plástico que será reciclado é dissolvido por solventes ou por meio de calor.

Ao recuperar componentes químicos individuais, a reciclagem química também forma novos produtos a partir de misturas de componentes. Também conhecida como reciclagem terciária, há diferentes processos de transformação, são eles:

Hidrogenação

Acontece quando são usados oxigênio e calor para quebrar os polímeros. O resultado desse processo permite que a matéria-prima resgatada seja usada em refinarias.

Gaseificação

Consiste na geração de gases de síntese a partir do aquecimento dos plásticos com ar ou oxigênio.

Pirólise

Sem oxigênio, o calor quebra as moléculas dos plásticos capazes de gerar hidrocarbonetos usados em refinarias.

Quimólise

São usadas substâncias como metano, água e glicol para a quebra dos polímeros.

Veja também