dez 13

Entenda a importância do descarte correto de produtos químicos vencidos

istock.com / ahirao_photo Os produtos químicos vencidos não podem ser misturados com os lixos comuns, devendo ser descartados de forma distinta dependendo do tipo de produto. 

O descarte incorreto de produtos químicos vencidos é um dos principais causadores de poluição ou contaminação de terceiros a partir deste tipo de material. Isso porque, ao serem descartados de maneira incorreta, esses produtos geralmente acabam ficando expostos ao contato de pessoas ou animais, podendo inclusive se misturar ao ambiente.

Para evitar esses problemas, é essencial sempre tentar fazer o descarte de produtos químicos vencidos da maneira correta, minimizando a poluição do meio ambiente e impedindo que a saúde pública seja afetada. A forma adequada de fazer o descarte de produtos químicos, porém, é desconhecida pela maioria das pessoas.

Como descartar corretamente produtos químicos vencidos?

Uma vez que os diferentes produtos químicos possuem características específicas, cada um deles precisa ser armazenado de uma maneira distinta para que não ocorram vazamentos após o descarte.

Além disso, esse tipo de lixo jamais deve ser descartado juntamente com o lixo comum, de modo a evitar que eles se misturem. Por isso, é importante que todos os produtos químicos vencidos sejam levados a empresas especializadas, onde o material será destinado da melhor forma para sua descaracterização.

Descarte de produtos químicos líquidos

Os produtos químicos vencidos que sejam líquidos devem ser armazenados preferencialmente em sua embalagem original ou em galões de plástico rígido, que evitam vazamentos. Este tipo de produto químico exige um cuidado ainda maior, pois os líquidos possuem uma probabilidade maior de contaminação quando exposto ao ambiente.

Descarte de produtos químicos sólidos

Os produtos químicos sólidos, por sua vez, devem ser muito bem embalados em caixas que não tenham nenhum tipo de rasgo ou furo e estejam lacradas com fitas adesivas. É importante que estas caixas sejam devidamente etiquetadas com as informações dos produtos vencidos, de modo a evitar o risco de que outras pessoas abram a caixa e se contaminem.

Descarte de medicamentos

Os medicamentos vencidos estão entre os produtos químicos que são descartados de maneira incorreta com maior frequência. Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas é despejar os medicamentos em vasos sanitários ou pias, o que leva os medicamentos a entrarem em contato com a rede de abastecimento de água — o que pode gerar contaminações e problemas muito graves para a saúde das pessoas.

Empresas como a Dinâmica Ambiental oferecem serviços que consistem justamente na gestão de materiais especiais, tais como cosméticos, medicamentos e produtos alimentícios que estão vencidos ou apresentam algum tipo de problema na fabricação. Com a contratação desse serviço, é possível descartar corretamente os produtos químicos, evitando que eles causem danos ambientais e à saúde pública.

Veja também