out 07

Entenda o que é efeito estufa natural e suas características

© Depositphotos.com / Ziablik O efeito estufa é um processo natural que garante a manutenção da tmeperatura terrestre em uma média considerada ideal para a sobrevivência das diversas formas de vida.

O efeito estufa é um processo natural e fundamental para a sobrevivência de diversas formas de vida na Terra, sendo responsável por reter o calor do sol. Graças a este fenômeno, a temperatura do planeta se mantém em uma média considerada ideal para o equilíbrio dos ecossistemas e sobrevivência das espécies. A ação humana, entretanto, tem afetado o funcionamento do efeito estufa, elevando a temperatura além do necessário.

Como ocorre o efeito estufa natural

Ao serem emitidos à Terra, os raios solares têm dois destinos: parte é absorvido pelo planeta e transformado em calor, enquanto o restante é refletido de volta para o espaço na forma de radiação infravermelha. Isso acontece graças à presença de uma camada de gases que agem como isolante e formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, refletindo os raios solares e impedindo que o calor absorvido escape.

Consequências do efeito estufa

Como já foi dito, o efeito estufa natural é fundamental para manter o planeta aquecido. Porém, com a ação humana intensificando o fenômeno, a temperatura da Terra acaba se elevando além do necessário, causando alterações nos níveis de chuva, derretimento das calotas polares e diversos prejuízos à saúde das pessoas e dos animais.

A médio e longo prazo, pode acontecer de algumas cidades litorâneas desaparecerem por completo. Além disso, com a elevação da temperatura, a tendência é que aumente a ocorrência de tufões, furacões e diversos outros desastres naturais. Estima-se que variadas espécies de plantas e animais devam entrar em processo de extinção por conta dessas consequências.

A ação humana e o efeito estufa

A queima de combustíveis fósseis é um dos principais responsáveis pela emissão de gases causadores do efeito estufa. A criação de gado também contribui significativamente para a emissão desses gases, sendo que muitas pesquisas apontam esta como a maior causa do efeito estufa em todo o mundo.

Para proteger o planeta e reduzir os problemas causados pelo efeito estufa, portanto, é necessário reduzir a emissão de gases poluentes e preservar a vegetação existente. Isso exige medidas que priorizem a utilização de fontes de energia limpa, além de redução na quantidade de carros circulando e outras medidas emergenciais e sustentáveis.

Veja também