maio 12

Entenda o que é Economia Solidária

A Economia solidária pode ser compreendida como uma maneira diferente de vender, trocar, comprar e produzir os materiais e produtos necessários a nossa sobrevivência. O seu conceito diferencia-se também por já extinguir a exploração e a destruição do meio ambiente.

Assim, compreende-se como economia solidária o conjunto de atividades econômicas organizadas sob a forma de autogestão que sejam voltadas a produção, consumo, distribuição, crédito e poupança.

Principais características da economia solidária

– Cooperação: existência de objetivos e interesses comuns, a propriedade coletiva de bens, responsabilidade solidária e a partilha de resultados. Compreende variados modelos de organização coletiva: empresas assumidas por trabalhadores (recuperadas) ou autogestionárias; redes de comercialização, consumo e produção; associações comunitárias de produção; clubes de trocas etc. Destaca-se que, na maioria dos casos, essas organizações coletivas agregam um conjunto grande de atividades familiares e também individuais.

© Depositphotos.com / SSilver Autogestão e cooperação são conceitos que fazem parte da economia solidária.

– Autogestão: todos os participantes das organizações promovem e executam as práticas participativas de autogestão tanto dos processos de trabalho, como das definições cotidianas e estratégicas dos empreendimentos, da coordenação das ações e da direção em seus diversos interesses. Destaca-se ainda que apoios externos, sejam eles de assistência gerencial, assistência técnica, capacitação de pessoal, entre outros, não devem impedir ou substituir o protagonismo e a liderança dos verdadeiros sujeitos da ação.

– Dimensão Econômica: é considerada como uma das principais bases da economia solidária e envolve o conjunto de elementos de viabilidade econômica, edificados por diversos critérios, tais como efetividade e eficácia, conjuntamente com aspectos sociais, ambientais e culturais.

– Solidariedade: a solidariedade é expressa em diferentes dimensões, tais como na justa distribuição dos resultados alcançados; nas diversas oportunidades que levam ao desenvolvimento de capacidades; nas oportunidades para promoção da melhoria das condições de vida dos participantes; no compromisso geral para com um meio ambiente mais saudável; nas inúmeras relações que são estabelecidas com a comunidade local; nas relações com os outros movimentos populares e sociais de mesmo caráter; na preocupação direta com a satisfação e o bem estar tanto dos consumidores como dos trabalhadores; e, principalmente, no respeito aos direitos de todos os envolvidos.

Assim, ao considerarmos essas características, percebe-se que a economia solidária pressupõe uma nova lógica de desenvolvimento baseado na sustentabilidade, na geração de trabalho e renda, com compartilhamento dos resultados entre todos os envolvidos, sem quaisquer tipos de exploração.

Veja também