set 26

Entenda a diferença entre logística reversa e logística verde

© Depositphotos.com / Mopic A Logística Reversa nada mais é do que um pedaço da Logística Verde.

A logística verde é uma área da logística que se preocupa com os impactos ambientais associados a determinada atividade. Trata-se de um conceito que se preocupa com a produção limpa e a sustentabilidade ambiental, defendendo a ideia de responsabilidade ambiental pelos impactos ambientais e pela destinação correta dos produtos gerados.

A logística reversa, por sua vez, é uma área específica da logística verde que trata do fluxo físico de produtos e embalagens, fazendo com que eles retornem do ponto de consumo a seu local de origem. O objetivo é promover a sustentabilidade ambiental e reduzir os impactos ambientais associados ao descarte. Empresas que realizam logística reversa garantem que os produtos sejam devidamente reparados ou reutilizados, de modo a evitar a geração de lixo.

A logística verde, portanto, é muito maior e mais abrangente do que a reversa — que, por sua vez, nada mais é do que um pedaço da logística verde. A logística reversa garante um fluxo eficaz de matérias-primas em processos de inventário, produtos fora de validade e resíduos gerados no pós-consumo.

As embalagens de aerossol se destacam entre os produtos que merecem a atenção das políticas de logística reversa. Isso porque este é um resíduo potencialmente perigoso e altamente inflamável, que precisa ser devidamente despressurizado após o descarte e, em seguida, ser encaminhado para a reciclagem e procedimentos de logística reversa.

Existem poucas empresas que realizam esse processo no Brasil e, entre elas, vale destacar a Dinâmica Ambiental — que propõe um novo conceito em descaracterização e destinação correta dos aerossóis e demais produtos inservíveis.

Veja também