set 19

Entenda o conceito de Downcycling e sua importância para o futuro do planeta

© Depositphotos.com / belchonock Downcycling é um processo em que determinado material é reutilizado para a fabricação de outro com menor valor.

Downcycling é um termo que, em tradução livre, significa “reciclagem para baixo”. Trata-se de um processo de reciclagem em que determinado material é utilizado para a fabricação de um produto novo, mas de menor valor que o produto inicial.

Embalagens de leite, suco e outros produtos alimentícios geralmente passam por este processo, uma vez que esses materiais não podem ser 100% reciclados e parte de sua integridade é comprometida. Em geral, estes materiais são transformados em resinas em somente depois disso, podem ser transformados em objetos como mesas, cadeiras e outros produtos plásticos — como lixeiras.

Outro exemplo bastante comum de downcycling é a reciclagem do papel, que são transformados em produtos de menor qualidade — geralmente utilizados para fotocópia, papel higiênico, entre outros produtos.

A importância do downcycling

O downcycling é uma técnica que possibilita a redução do lixo gerado pelo ser humano, direcionando os resíduos para a reciclagem e garantindo o reuso responsável dos materiais. Trata-se de um processo que possibilita uma melhor gestão dos recursos naturais, evitando que mais matéria-prima seja extraída da natureza.

Para que o downcycling e outros conceitos de reciclagem se tornem uma realidade e contribuam para uma sociedade mais sustentável, porém, é essencial que todos os cidadãos colaborem com a separação do lixo e adotem hábitos de consumo sustentável.

Veja também