maio 23

Entenda o conceito de águas residuais e a importância em seu tratamento

A água é um dos mais importantes recursos naturais do planeta, sendo indispensável para a manutenção da vida e dos ciclos biológicos responsáveis por manter os ecossistemas em equilíbrio. Por conta de sua importância, é fundamental encontrar meios de reduzir o desperdício de água e garantir a preservação desta importante substância.

Popularmente chamada de esgoto, as águas residuais compreendem todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

Importância do tratamento das águas residuais

O descarte das águas residuais e a devolução da substância para o meio ambiente exige o devido tratamento da substância, de modo que ela volte a apresentar qualidade e limpeza adequadas para que seja lançada no corpo receptor (rio, lago ou mar) sem causar danos à saúde e ao ecossistema.

O tratamento das águas residuais, portanto, é um processo essencial para garantir a preservação ambiental e a manutenção da saúde humana. Os poluentes presentes neste tipo de água são eliminados por meio da aplicação de diversas técnicas que, combinadas, conseguem limpar a água e encaminhar a substância para reutilização na indústria, agricultura e até abastecimento doméstico.

Para que menores quantidades de água sejam desperdiçadas, é fundamental que políticas públicas de tratamento sejam implementadas, bem como projetos de conscientização da população. Na agricultura, por exemplo, uma enorme quantidade de água poderia ser poupada se existisse uma infraestrutura adequada de armazenamento, tratamento e destinação de águas residuais.

Veja também