ago 23

Entenda como funciona a reciclagem de coprodutos

istock.com / sematadesign A processo de reciclagem de coprodutos acontece quando algo que já estava em desuso é reaproveitado e transformado em um item novo.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar bastante a respeito da reciclagem e de sua importância para o meio ambiente. A cada ano que passa o cuidado com o planeta se faz mais necessário, uma vez que o desmatamento, a poluição e as ações humanas têm levado os recursos naturais à escassez cada vez mais extrema.

O que é a reciclagem de co-produtos?

Os co-produtos são aqueles que resultam de uma produção conjunta, ou seja: são desenvolvidos ao mesmo tempo a partir de uma ou mais matérias-primas. Um exemplo muito prático de co-produto está na indústria da carne em que, a cada animal abatido, diversos outros produtos são desenvolvidos. A reciclagem de co-produtos, portanto, consiste na reciclagem desses outros elementos que foram criados a partir de um processo.

Como funciona a reciclagem de co-produtos?

A reciclagem de co-produtos pode acontecer das mais diversas formas, dependendo mais do co-produto em si do que dos processos. De forma geral, o processo acontece quando algo que já era considerado em desuso é reaproveitado de forma a ser visto como algo totalmente novo.

Imagine, por exemplo, um refrigerador novinho que está disponível para compra em uma loja:  ele é composto de uma infinidade de materiais e peças, inclusive isopor. Este isopor é um co-produto e pode ter sido reciclado — ou seja: ele pode ter sido parte integrante de outro tipo de produto completamente diferente.

Com a reciclagem de co-produtos, é reduzida a necessidade de a indústria adquirir um produto novo, desenvolvido a partir de matérias-primas extraídas da natureza e por meio de métodos que poluem o ambiente e prejudicam a vida no planeta com o passar do tempo.

Para que a reciclagem de co-produtos funcione, é necessário investir no descarte correto e na separação dos materiais que podem ser reciclados. Em seguida, os trabalhadores e as cooperativas devem agir de forma atuante a fim de encontrar formas cada vez mais viáveis de reaproveitar cada um dos elementos.

Por último, há também o papel da indústria, que deve fazer o possível para adquirir mais produtos vindos da reciclagem para o desenvolvimento de novos produtos do que retirar os recursos da natureza. Esta cadeia completa garante o sucesso da reciclagem de co-produtos e de todos os outros de forma geral.

Veja também