jan 13

Entenda como é feito o aterramento marítimo

© Depositphotos.com / sukmaraga Aterramento marítimo é a colocação de terra ou areias onde antes havia mar ou água.

Com uma população cada vez maior, a necessidade por terra nunca foi tão desesperadora. Seja para cultivo e pecuária, seja para habitação ou para suprir necessidades de infraestrutura, o uso do aterramento marítimo é cada vez maior em diversos lugares do mundo.

Aterramento marítimo

O aterramento marítimo é um processo que consiste na colocação de areia ou terra em um local onde havia água. A aplicação mais comum do aterramento é para a criação de terras para a prática da agricultura e para habitação. Trata-se de um processo demorado, caro e complexo, mas ainda assim foi utilizado em diversas partes do mundo.

Exemplos de locais de aterramento marítimo

  • Dubai: o famoso hotel Burj al-Arab, em forma de vela, só fica no meio do mar porque foi construído em uma ilha artificial construída por meio do aterramento marítimo;
  • Mônaco: no país que faz fronteira no sul da França, uma área de 32,41 hectares foi construída para dar espaço para a construção de residências e hotéis, principalmente pelo espaço reduzido que o país ocupa;
  • Países Baixos: cerca de 20% do território total da área ocupada corresponde a aterramentos marítimos;
  • Macau: boa parte do território atual do país foi construído graças a aterramentos marítimos. Devido à aplicação da técnica, o país cresceu mais de uma vez e meia quando comparado a seu território original.

Os aterramentos marítimos também são amplamente utilizados para a recuperação de áreas devastadas por fenômenos naturais. Um ótimo exemplo é a recuperação de praias degradadas pelo uso incorreto ou erosão, nas quais são utilizadas areia ou barro para aumentar a faixa de areia. No Brasil, o exemplo mais conhecido é o Aterro do Flamengo.

Outro exemplo é a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, que ficou com diversas áreas pantanosas devido à devastação causada pelo furacão Katrina. Neste caso, o aterramento serviu para drenar estas áreas e torna-las habitáveis novamente.

Veja também