nov 10

Entenda o que é certificação florestal e como ela funciona no Brasil

A Certificação Florestal é uma garantia de que a madeira é proveniente de um processo produtivo ecologicamente adequado e que também seja socialmente justo, economicamente viável e cumpra toda a legislação vigente. Ela serve para orientar os compradores que querem optar por um artigo diferenciado, que não contribui para a degradação do meio ambiente e ainda contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.

flickr.com / CIFOR A Certificação Florestal é uma garantia de que a madeira veio de um processo produtivo ecologicamente correto e que também seja socialmente íntegro, economicamente realizável e cumpra toda a legislação atual.

O Florest Stewardship Council (FSC) é a certificação ambiental mais reconhecida no mundo, uma vez que está presente em mais de 75 países. Presente em todos os continentes do globo, este conselho foi criado com o objetivo de difundir o uso racional das florestas e a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável em longo prazo.

O FSC é o órgão responsável pela criação dos critérios internacionais de certificação, credenciamento das organizações certificadoras independentes e pelo desenvolvimento de padrões de manejo florestal.

Confira as principais certificadoras que atuam no Brasil

Apcer Brasil – Associação Portuguesa de Certificação

BRTÜV Avaliações da Qualidade LTDA

Bureau Veritas Certification

Control Union Certifications – Skal International

DNV Business Assurance

GFA Consulting Group

IMO – Instituto de Mercado Ecológico

Imaflora/Rainforest Alliance – Programa Smart Wood

SCS – Scientific Certification System, Inc. Programa Forest Conservation

SGS ICS Certificadora Ltda

Skal International – Control Union Certification

TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná

Woodmark – Soil Association

Veja também