jul 21

Entenda as diferenças entre sustentabilidade fraca e forte

© Depositphotos.com / kav777 Sustentabilidade fraca é aquela que desenvolve apenas o que foi consumido, já a forte relaciona o consumo com a manutenção dos recursos naturais.

A sustentabilidade é um termo que diz respeito à capacidade de suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro da população. O desenvolvimento sustentável está diretamente associado ao desenvolvimento e manutenção econômica, uma vez que exige a utilização de recursos naturais e bens materiais de maneira inteligente e com o mínimo de agressão ao meio ambiente, de modo a garantir que as próximas gerações também possam usufruir dos recursos disponíveis.

O desenvolvimento sustentável é parte de um ciclo que deve ser progressivo, constante e duradouro. Para que isso seja possível, entretanto, é fundamental que haja um maior comprometimento e controle por parte da sociedade como um todo.

O que é sustentabilidade fraca e forte?

A sustentabilidade fraca é definida pela ideia de sustentabilidade defendida na década de 70, quando a principal preocupação era devolver aquilo que havia sido consumido. A sustentabilidade forte, por sua vez, relaciona o consumo com a manutenção dos recursos naturais, defendendo que o capital natural deve ser mantido e ampliado — e não substituído.

Em geral, a sustentabilidade forte é bem menos otimista em relação ao desenvolvimento sustentável, considerando que a reposição dos recursos consumidos é uma estratégia limitada. O ideal é que essa substituição seja feita de maneira natural, e não como forma de compensação para a escassez de um determinado capital natural.

Veja também