set 02

Entenda a proibição e como é feito o descarte do amianto

Amianto é o nome genérico dado para seis minerais do tipo metamórficos e cuja ocorrência se dá de forma natural. Sua grande capacidade de flexibilidade, juntamente com sua impressionante resistência térmica, química, elétrica e tênsil, garantem sua utilização em uma série de produtos comerciais.

flickr.com / Monsieur Chitiàn A inalação de fibras de amianto dispersas no ar pode causar prejuízos à saúde.

Desde a antiguidade, devido a sua resistência ao calor e ao fogo, o amianto já era utilizado em uma série de propósitos, como, por exemplo, em mechas de lanternas e em tecidos mortuários, no Egito Antigo.

O uso moderno do amianto se estende por mais de 3.000 produtos, como, por exemplo:

– embreagens de automóveis;
– coberturas e revestimentos de edifícios;
– revestimentos de materiais à prova de fogo;
– tubagens e tubulações de edifícios;
– diversos produtos da construção civil;
– isolamentos acústicos;
– isolamentos térmicos, dentre outros.

Todavia, mesmo com suas ótimas características que lhe conferem aplicação comercial em diversos produtos, desde o fim do século XIX é sabido que muitos problemas de saúde são derivados da inalação de fibras de amianto dispersas no ar, uma vez que em virtude do tamanho dessas fibras, o pulmão humano não consegue as expelir.

Uma vez inaladas, as fibras permanecem no organismo, causando diversas lesões nos pulmões em virtude de sua natureza ou mesmo em virtude das tentativas do organismo humano de expulsá-las; sendo, infelizmente, comuns as seguintes doenças relacionadas ao amianto: câncer, asbestose, mesotelioma, dentre outras.

Devido à sua periculosidade, muitas localidades do Brasil e do mundo já decretaram banição ao amianto de forma permanente, como é o caso do município de São Paulo.

Para os materiais que contem amianto, o descarte deve ser realizado de maneira cuidadosa, para que o meio ambiente não seja contaminado. O CONAMA obriga que a disposição final de resíduos que contenham amianto em sua composição seja feito em aterros industriais específicos para lixo perigoso, com pena de multa para quem desobedecer à disposição.

Veja também