fev 15

Entenda o que é energia alternativa e seus principais tipos de produção

© Depositphotos.com / vencav Energia alternativa é aquela produzida através das várias fontes de energia renovável.

É chamada de energia alternativa aquela energia que é obtida a partir de fontes renováveis, ou seja: que utilizam recursos perenes como a luz do sol, a força do vento e resíduos orgânicos. Trata-se de um tipo de energia considerado ecologicamente correto, uma vez que geralmente é menos poluente e não utiliza recursos naturais que podem ser extintos.

Principais tipos de energia alternativa

Energia solar

A energia solar utiliza os raios ultravioletas do sol e os transforma em energia elétrica ou térmica por meio de placas solares fotovoltaicas. Trata-se de uma forma de energia alternativa muito utilizada no mundo todo e que está em plena expansão.

Energia eólica

Este é um tipo de energia que capta a energia dos ventos e a transforma em energia elétrica. Para ser um método eficiente, é fundamental que as hélices sejam instaladas em locais com alta incidência de ventos.

Hidroelétricas

Utilizam a força das águas para movimentar hélices e gerar energia elétrica. As hidroelétricas são muito utilizadas no Brasil e garantem o abastecimento de grande parte do país, sem poluir ar ou a água.

Biomassa

A biomassa é um tipo de fonte de energia alternativa, já que a força é retirada a partir de matéria orgânica, como por exemplo a cana-de-açúcar ou o milho.

Veja também