mar 06

Energia Eólica e os seus benefícios

© Depositphotos.com / ras263 A energia eólica é uma fonte limpa, inesgotável e eficiente.

A energia proveniente dos ventos é uma antiga aliada dos seres humanos. Há cinco mil anos atrás os egípcios valiam-se da força do vento para, entre outras coisas, navegar no Rio Nilo com os barcos à vela.

Depois, moinhos de vento foram criados e usados para moer diversos grãos essenciais para o desenvolvimento da humanidade, como, por exemplo, o trigo.

Um país em especial aprimorou a utilização dos moinhos de vento, concedendo-lhes pás, que são conhecidas como hélices, e se tornou mundialmente conhecido pelo uso da energia eólica: a Holanda.

A popularização mundial da energia eólica se deu a partir da década de 1970, em virtude da escassez de petróleo que ocorreu na época. Esse fato foi decisivo para o desenvolvimento de novas fontes alternativas de energia, o que proporcionou um grande avanço em estudos e medidas de estímulos para que a energia eólica fosse utilizada como alternativa de geração de eletricidade.

Dentre os inúmeros benefícios proporcionados pela energia eólica, podemos citar:

• A não produção de emissões perigosas ou mesmo de resíduos sólidos tóxicos;

• A energia eólica é uma fonte de energia eficiente e inesgotável;

• Dentre todas as novas fontes de energia, a eólica é considerada como uma das fontes de eletricidade mais econômicas;

• A energia eólica pode compensar as emissões provenientes de outras fontes de energia, ajudando a reduzir os efeitos da mudança climática;

• É ambiental correta, pois preserva a fauna e a flora do terreno onde é instalada uma usina de energia eólica;

• A incorporação da energia eólica em nossos sistemas de fonte energética proporcionará a geração de empregos para diversas pessoas, fomentando uma nova economia baseada na sustentabilidade;

• Para efeitos de comparação, segundo o Ministério de Minas e Energia, a cada 100 MW produzidos em parques eólicos brasileiros, são economizados 40m³/s de água na cascata do Rio São Francisco.

• A energia eólica vale-se de um bem inesgotável, renovável e eterno da natureza: o vento.

Veja também