ago 20

Cavacos de madeira: alternativa para geração de energia

Os cavacos de madeira – pequenos pedaços de madeira obtidos através da picagem de toras, sobras das serrarias, indústrias moveleiras e da madeira descartada, ou seja, que pode ser reciclada – são uma ótima alternativa de energia limpa para diminuir a produção de CO2 pelas indústrias em um momento em que a comunidade mundial, principalmente os ambientalistas, comentam muito sobre o aquecimento global.

Flickr.com/Alexandre R. Costa Os cavacos de madeira são uma fonte de energia limpa, barata e renovável.

A biomassa substitui a utilização de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, que agridem mais o meio ambiente, no processo de geração de vapor nas indústrias, além de ser um combustível mais barato e renovável, um grande exemplo para o significado de um termo bastante utilizado no vocabulário ambiental, o Desenvolvimento Sustentável.

Termo esse que foi o foco da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Durante algumas semanas o mundo voltou o seu olhar para o Brasil com a esperança de que, através da reunião de chefes de Estado de vários países, fosse possível achar soluções mais sustentáveis que melhorassem a vida no planeta. Mas segundo algumas ONGs, como o WRI (World Resources Institute) e Vitae Civilis, a conferência não trouxe grandes avanços como era esperado após vinte anos passados da Eco92.

Um dos temas abordados durante a Rio+20 foi o aquecimento global que tem como principal vilão os altos índices de emissão de CO2, que ocorrem principalmente em grandes metrópoles e pólos industriais como a cidade de Cubatão (SP) que por muito tempo foi conhecida como uma das mais poluídas do mundo, mas que hoje tem reconhecimento da ONU como um exemplo mundial de recuperação ambiental.

Assim como a cidade da baixada paulista, outros grandes pólos industriais podem seguir o exemplo buscando soluções como a utilização dos cavacos de madeira para diminuir as emissões de CO2, já que se trata de uma energia limpa e sustentável que contribui para o “bem-estar” do meio ambiente.

Porque o cavaco de madeira agride menos o meio ambiente?

Como qualquer outro tipo de biomassa – matéria orgânica utilizada para gerar energia limpa – o cavaco de madeira agride menos o meio ambiente em seu processo de queima porque a liberação de dióxido de carbono (CO2) é igual ao CO2 retirado pela atmosfera durante o processo de fotossíntese, em que as plantas utilizam esta substância e a água (H2O) para obter glicose, liberando oxigênio (O2) para o meio ambiente. Como são as plantas que dão origem ao combustível, neste caso o cavaco de madeira proveniente das árvores, a emissão de CO2 é nula.

 

Veja também