ago 15

Bioeletricidade: veja suas características e vantagens!

A bioeletricidade é uma energia verde produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar (bagaço e palha). Esses dois elementos, que inicialmente poderiam ser descartados, fazem dessa planta a melhor alternativa na produção de eletricidade de baixo carbono.

Flickr.com/UnitedSoybeanBoard A bioeletricidade é uma fonte sustentável produzida a apartir da biomassa da cana-de-açúcar.

Na fabricação de bioeletricidade, primeiro a cana é colhida e levada para uma usina. Depois de moída ela produz um caldo que será encaminhado para a produção de açúcar e etanol. Além disso, sobram também o bagaço e a palha, que são os principais componentes na criação da eletricidade.

A biomassa da cana é colocada em caldeiras e a partir desse processo é gerado um vapor que produz três tipos de energia. A térmica, que é usada no processo de fabricação do açúcar e do etanol. A mecânica que movimenta as turbinas responsáveis pela geração da terceira forma energética, a bioeletricidade.

Bioeletricidade e Hidroelétrica: Iluminar com inteligência

A bioeletricidade preserva o meio ambiente, ajuda a manter a camada de ozônio e tem papel fundamental para complementar a energia hidroelétrica (gerada pelas águas).

A hidroelétrica corresponde a 90% da carga elétrica do país, apesar de ser um modelo de sucesso, a construção dos grandes reservatórios de água sofreu restrições pela legislação ambiental. O que torna a bioeletricidade um modelo limpo que pode complementar esse processo.

Outro benefício da energia verde está no seu aproveitamento, após a colheita da cana, a palha que fica no solo oferece proteção natural contra erosão e ervas daninhas, reduzindo a necessidade de agrotóxico.

Energia verde começa em casa

O governo investe em novas tecnologias sustentáveis, como a bioeletricidade, mas você também pode ajudar. Para reduzir custos e ainda preservar o meio ambiente, separamos 10 dicas para você economizar na conta de luz.

  1. Os banhos quentes são maravilhosos, mas se forem demorados gastam muita energia;
  2. Evite usar por muito tempo aparelhos que consomem muita eletricidade, como o ferro elétrico ou o secador de cabelo;
  3. Não abra a geladeira muitas vezes e não deixe o eletrodoméstico aberto por muito tempo;
  4. Sempre que sair de um cômodo ou de casa verifique se todas as luzes estão apagadas;
  5. Não deixe o ar-condicionado ligado por longos períodos;
  6. Quando for pintar a casa escolha cores claras, elas refletem e dissipam a luz;
  7. Na cozinha não coloque o fogão próximo da geladeira, um atrapalha o funcionamento do outro e gasta mais energia;
  8. Para subir um ou dois andares largue o elevador e vá de escadas, assim a sua saúde e o meio ambiente são beneficiados;
  9. Nos dias de verão deixe a secadora de lado e coloque as roupas para secar no sol;
  10. Antes de trabalhar ou quando for viajar, tire os eletrodomésticos da tomada.

Veja também