ago 13

Biodiesel: tudo o que você precisa saber

O biodiesel é um combustível renovável desenvolvido a partir de fontes vegetais como girassol, amendoim, mamona, soja, entre outras. Ele foi criado para substituir os combustíveis derivados do petróleo e oferecer uma opção sustentável para o abastecimento de carros e caminhões.

Flickr.com/UnitedSoybeanBoard Por ser uma fonte renovável de energia, o biodiesel é uma alternativa sustentável.

Na sua fabricação, primeiro o óleo é extraído dos vegetais e misturado ao álcool (ou metanol). Depois essa combinação é estimulada por um catalisador, que provoca uma reação química entre o óleo e o álcool, e por fim, esse processo é separado da glicerina (composto orgânico usado na fabricação do sabonete) e filtrado.

No Brasil, o biodiesel pode ser encontrado nos postos de gasolina na forma de B5, ou seja, 5% de biodiesel e 95% de diesel. Quanto maior a sua porcentagem, mais ecológico e amigável ao meio ambiente ele se torna.

Biodiesel como combustível alternativo

Vantagens e Desvantagens

Atualmente, escolher um combustível alternativo para o seu carro pode trazer grandes benefícios para o meio ambiente. A queima do biodiesel, diferente dos derivados do petróleo, gera um índice menor de poluição e por isso, não contribui para o aquecimento global.

O desenvolvimento na produção de biodiesel amplia as oportunidades de trabalho e valoriza os recursos energéticos de um país. Além de ser um excelente lubrificante, esse biocombustível aumenta a vida útil do motor e não requer nenhuma adaptação no veículo para a sua utilização.

Apesar de todos os benefícios, essa energia renovável ainda libera alguns poluentes, mas isso é uma questão de tempo. O investimento em pesquisas para torná-lo mais limpo é uma tendência atual e possível.

Além do biodiesel, outra forma sustentável para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera é trocar, pelo menos uma vez na semana, o veículo motorizado pela bike. Além de diminuir o trânsito e ajudar o meio ambiente, andar de bicicleta é uma boa pedida para aumentar a qualidade de vida.

Para quem não tem a magrela, a cidade de São Paulo, por exemplo, oferece vários pontos para locação. Ficou com vontade? Então deixe o carro em casa e confira lista dos principais locais no link: http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/onde-alugar-bicicleta-em-sp

Veja também