ago 27

Bio-óleo pode substituir combustível fóssil

O bio-óleo é uma substância produzida a partir de resíduos orgânicos (biomassa), e está entre as fontes de energia que são agradáveis ao meio ambiente. Esse líquido colabora na geração de eletricidade, aquecimento doméstico, fertilizantes orgânicos e na produção de combustíveis.

Depositphotos.com/lucadp Produzido a partir da biomassa, o bio-óleo é um combustível que não agride o meio ambiente.

A fabricação do bio-óleo acontece através da pirólise, processo responsável pela queima de resíduos agrícolas como serragem, cana-de-açúcar, casca de arroz, entre outros. Durante o método, a biomassa é colocada em um reator e submetida a uma temperatura de 500 graus centígrados.

Após esses vapores serem condensados, cerca de 70% da biomassa inicial se transforma no óleo negro, conhecido como bio-óleo. A descoberta de substâncias como essa surge a partir de iniciativas apreciadas como Química Verde, onde pesquisadores buscam substituir as matérias-primas tradicionais por biomassa vegetal e animal.

Durante a fabricação do bio-óleo, o gás carbônico emitido é absorvido pela planta, ao contrário dos derivados do petróleo que só aumentam a concentração de gases poluentes. Embora ainda seja pouco conhecido, esse óleo ecologicamente correto tem força para substituir o combustível fóssil, e melhor, com vantagens sustentáveis.

Veja também