fev 26

Aquecimento solar com garrafas pet

© Depositphotos.com / photography33 O sistema de aquecimento solar com garrafas pet é uma alternativa barata para a geração de energia limpa.

O uso de fontes alternativas de energia tem se tornado uma grande crescente em todo o mundo. Diversos modelos e sistemas têm sido desenvolvidos, ampliando o leque de opções para os consumidores.

Dentre as opções de uso de energia limpa, a energia solar tem se destacado das demais, apresentando inúmeros benefícios como infinidade e pureza. Todavia, a energia solar ainda apresenta um sério impedimento: seu alto custo, principalmente para os padrões brasileiros.

Frente a esse problema, uma ótima solução foi desenvolvida: O sistema de aquecedor solar com garrafas pet! O sistema com garrafas pet e os tradicionais sistemas de aquecimento solar possuem, em suma, o mesmo modo de funcionamento: transferindo para a água o calor captado a partir dos raios solares.

A grande diferença entre os dois sistemas está, obviamente, nos materiais utilizados e, consequentemente, nos custos.

Para o aquecimento solar com pet já existe uma técnica desenvolvida de aplicação, que, resumidamente, realizará a seguinte fluência: a água passará por tubos, que, por sua vez, passarão por dentro de garrafas pet interligadas, posicionadas em uma estrutura construída com caixas de leite.

Para uma maior conversão dos raios solares, as garrafas pet são pintadas na cor preta fosca. Essa pintura auxiliará também o aumento gradativo do calor, visto que a estrutura com caixas de leite irá refletir raios solares nas garrafas pintadas.

A contrapartida ao sistema de aquecimento com garrafas pet está, assim como em alguns sistemas tradicionais de aquecimento solar, nos dias em que não houver sol. Assim sendo, é recomendável a todos interessados em instalar o sistema com garrafas pet para que mantenham também a energia elétrica instalada em suas residências.

Veja também